Processos Logísiticos
Artigo: Processos Logísiticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagomesquita21 • 21/2/2015 • Artigo • 332 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
2. PROCESSOS LOGÍSTICOS
2.1- Macro Processo
Sequência de atividades que recebe entradas, agrega-lhes valor e as transforma em resultados. Têm início e fim bem determinados, numa sucessão clara e lógica de ações interdependentes que geram resultados. Ex. Qual objetivo a ser alcançado? Que ações são necessárias? O que é preciso para realizar as ações? Como será feito?
2.2- Processamentos de Pedidos
É uma atividade Logística Primária. Sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes, em relação, principalmente, à perfeita administração dos recursos logísticos disponíveis. É também a atividade primária que dá partida ao processo de movimentação de materiais e produtos bem como a entrega desses serviços.
2.3- Recebimento/Coleta
É a execução de um conjunto de operações que envolvem a identificação do material recebido, o confronto do documento fiscal com o especificado na proposta-detalhe, inspeção qualitativa e quantitativa e aceitação formal do material.
2.4- Embalagem
Dentro da logística tem como objetivo movimentar produtos com toda a proteção e sem danificá-los além de economicamente razoável. Um bom projeto de embalagem do produto auxilia a garantir a perfeita e econômica movimentação sem desperdícios. Além disso, dimensões adequadas de empacotamento encorajam o manuseio e armazenagem eficiente.
2.5- Armazenagem
Armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado á guarda temporária e à distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centros de distribuição).
2.6- Transporte
O transporte é uma das atividades logística mais importante porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos. É essencial, porque nenhuma organização moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados para serem levados, de alguma forma, até ao consumidor final. Ele refere-se aos vários modelos disponíveis para se movimentar matéria-prima, materiais ou produtos e serviços, e os modelos utilizados são: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário e a aeroviário (BALLOU, 2011).
O transporte é considerado instrumento fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
...