Produto Interno Bruto
Trabalho Escolar: Produto Interno Bruto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nena2 • 30/8/2014 • 1.257 Palavras (6 Páginas) • 657 Visualizações
PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB)
O PIB Produto Interno Bruto é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor de toda a riqueza produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Os fator que influenciam diretamente a variação do PIB é o consumo da população, o consumo depende dos salários e dos juros, por isso os juros atrapalham o crescimento do país, os investimentos das empresas, os gastos do governos e as exportações. Os cálculos do PIB são feitos e divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A nova metodologia de Cáculo implantada incluiu novos critérios propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cada país tem o seu próprio órgão ou instituto e sua própria metodologia para o cáculo do PIB, mas à medida que a economia do país demonstra sinais de estabilidade, e ganha confiança do investidor estrangeiro, como é o caso do Brasil, configurando uma situação em que os técnicos do país vêem necessário adequar os cálculos para obtenção do PIB aos padrões internacionais, países que seguem as orientações propostas pela ONU, obtém dados mais próximos da realidade e com muito mais credibilidade. Os padrões internacionais encontram-se no Manual de Contas Nacionais de 1993 (System of National Accounts) da ONU (Organização das Nações Unidas). O cálculo do PIB, no entanto, não é tão simples. Do preço final de cada produto, é preciso saber a contribuição de cada setor para a produção e composição do preço final do produto.O IBGE exclui da produção total de cada setor as matérias-primas que ele adquiriu de outros setores. Com crescimento do PIB em 3,7% e mesmo sendo um dos mais baixos dos países emergentes, o Brasil melhorou sua posição no ranking mundial das maiores economias do mundo, ocupando a oitava posição, e se aproximando do sétimo lugar que é a França. O desempenho do PIB é decorrente da performance dos três setores que o compõem a economia: Agropecuária, Indústria e Serviços. PIB per capita ou renda per capita é a soma das riquezas divida pelo número de habitantes.
ÍNDICE DE GINI
O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento Variabilità e mutabilità ("Variabilidade e mutabilidade" em italiano), em 1912. É comumente utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda mas pode ser usada para qualquer distribuição. O índice de Gini é o coeficiente expresso em pontos percentuais, é igual ao coeficiente multiplicado por 100. O Coeficiente de Gini é amplamente utilizado em diversos campos de estudo, como a sociologia, economia, ciências da saúde, ecologia, engenharia e agricultura.O Coeficiente de Gini na educação estima a desigualdade nesta área de uma dada população. Em um estudo de 85 países, foi estimado que Mali tinha o maior índice de Gini de educação, com 0,92 em 1990, enquanto os Estados Unidos tinha a menor desigualdade no índice de Gini, com 0,14. O coeficiente de Gini se calcula como uma razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz. Se a área entre a linha de perfeita igualdade e a curva de Lorenz é A, e a área abaixo da curva de Lorenz é B, então o coeficiente de Gini é igual a A/(A+B). Esta razão se expressa como percentagem ou como equivalente numérico dessa percentagem, que é sempre um número entre 0 e 1. O coeficiente de Gini pode ser calculado com a Fórmula de Brown, que é mais prática:
onde:
• G = coeficiente de Gini
• X = proporção acumulada da variável "população"
• Y = proporção acumulada da variável "renda"
CURVA DE LORENZ
A Curva de Lorenz é um gráfico utilizado para representar a distribuição relativa de uma variável em um domínio determinado. O domínio pode ser o conjunto de pessoas de uma região ou país, por exemplo. A variável cuja distribuição se estuda pode ser a renda das pessoas. A curva é traçada considerando-se a percentagem acumulada de pessoas no eixo das abscissas e a percentagem acumulada de renda no eixo das ordenadas.Esta curva foi desenvolvida pelo economista estadonidense Max O. Lorenz em 1905 para representar a distribuição de renda.Cada ponto da curva é lido como percentagem cumulativa das pessoas. A curva parte da origem (0,0) e termina no ponto (100,100). Se a renda estivesse distribuída de forma perfeitamente equitativa, a curva coincidiria com a linha de 45 graus que passa pela origem (por exemplo, 30% da população recebe 30% da renda). Se existisse desigualdade perfeita, ou seja, se uma pessoa detivesse toda a renda, a curva coincidiria com o eixo das abscissas até ao ponto (100,00), onde iria até o ponto (100,100). Em geral, a curva se encontra numa situação intermediária entre esses dois extremos. Se uma curva de Lorenz se sobrepõe a outra e fica mais próxima da linha de 45 graus, pode-se dizer que a primeira exibe menor desigualdade que a segunda. Esta comparação gráfica entre distribuições de domínios geográficos distintos ou temporais é o principal emprego das curvas de Lorenz.
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos, desenvolvimento humano muito alto, desenvolvimento,desenvolvimento humano médio e alto, e subdesenvolvidos, desenvolvimento humano baixo. A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita, como um indicador do padrão
...