Projeto De Analise Anhanguera
Artigos Científicos: Projeto De Analise Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yasmim1212 • 11/9/2013 • 3.000 Palavras (12 Páginas) • 493 Visualizações
Curso: Administração
Disciplina: Atps De Análise de Investimentos
Professor Presencial:
Professor a Distância:
Período: 5º semestre
ANÁLISE DE UM PROJETO DE INVESTIMENTO
2013
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo proporcionar ao estudante uma visão superficial, mas eficaz sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa de caráter hipotético com dados reais para que possam ser levados em relevantes considerações.
O real intuito deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base nas ferramentas criadas por estudiosos, e forçá-los a desenvolver a capacidade de discernimento para que possam tomar decisões futuras no mercado de trabalho como merecidos profissionais de respeito.
2 Capítulo - Descrição do investimento pretendido
2.1 Tipos de Investimentos
Existem vários tipos de investimentos, porém são somente três mais importantes, são eles:
1. Investimentos públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.
2. Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
3. Investimentos mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.
2.2 Importâncias dos investimentos.
A lógica dessa informação é que para a economia crescer faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas das unidades produtivas o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).
O investimento influência a sobrevivência das organizações e, pelo menos dois aspectos:
1) Expansão das organizações:as organizações privadas tem por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor de forma a poder gerar mais retorno para o investidor
2) Reposição do capital: As organizações mesmo que não estejam em expansão necessitam de um fluxo de investimento no mínimo suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das sua s maquinas e equipamentos.Se essa reposição não for realizada organização acabara utilizando-se de maquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados acarretando produtos e serviços mais caros e de menor qualidade.
2.3 Análises de investimento.
O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos, cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos investimento de forma racional objetivando as melhores as melhores opções.
• Considerações Econômicas
Essas considerações levam em conta a rentabilidade e o risco do investimento. Assim 0o administrador deve escolher o melhor investimento de retorno e de menor risco para a organização.
• Considerações Financeiras
Estas considerações levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financeiros, pois não faz sentido analisar investimentos sem recursos disponíveis.
• Considerações do Ambiente Empresarial
São considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são as mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários, contudo são de fundamental importância já que influenciam a viabilidade de um investimento.
2.4 Análise no contexto estratégico das organizações
Toda empresa possui um plano estratégico, de como atingir os seus objetivos, esse plano pode ser formalizado em documentos e está ligada á analise dos investimentos necessários a sua realização.
Muitas empresas fazem do planejamento ferramentas nos quais se projetam receitas custos e despesas, estimando os resultados futuros. Essas ferramentas só tem validade quando vinculada a uma analise de investimentos adequada a qual determinara a viabilidade desses planos futuros traçados pala organização.
2.2.1 Mercado Financeiro e a Analise de Investimentos
Podemos chamar de mercado financeiro ou bancário o conjunto de instituições e operações ocupadas com o fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos.
O equilíbrio do mercado significa que o volume total que as pessoas desejam emprestar deve ser igual ao volume total que as pessoas desejam tomar emprestado, portando o mercado precisa encontrar a taxa de juros de equilíbrio, isto é a taxa que os em prestadores desejam fornecer precisa ser exatamente igual á taxa que os tomadores desejam captar.
Essa intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada com base nas subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro:
▪ Mercado monetário
▪ Mercado de crédito
▪ Mercado de câmbio
▪ Mercado de capitais
▪ Outros mercados
O mercado financeiro apresenta uma referencia comum para as diversas negociações financeiras, a taxa de juros entendida como a moeda de trocas desses mercados.
Mercado monetário: é especificamente para financiamentos e aplicações de curto prazo, no qual instrumentos financeiros de curto prazo como bilhetes do tesouro, papel comercial ou financiamentos
...