TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador II

Por:   •  8/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 10

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

CRISTALINA/GO

Nº.

NOME

RA

01

WERICKSON DA SILVA MATOS

1971295

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II) condição obrigatória para término do semestre do curso superior tecnológico em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP; evidenciará que se aplicando na prática todo conhecimento obtido em disciplinas como Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais podemos aperfeiçoar a administração de uma determinada empresa seja qual for o segmento em que ela atue, já que com o conhecimento contraído por meio de pesquisas de mercado, com o uso de estratagemas como aplicações específicas de cálculos matemáticos obtém se lançar metas alcançáveis dentro da realidade do mercado.

O empreendimento analisado foi à loja de calçados femininos Kamilla Calçados. Os dados conseguidos foram coletados diretamente na loja, ocasião em que tivemos a oportunidade de entrevistar a empresário, o gerente e os demais colaboradores.

Compreender-se que para uma empresa crescer deve cumprir metas antecipadamente instituídas, e para que se alcancem esses objetivos obviamente o empresário tem que seguir o mercado ao seu redor, fazendo analises de campo, de mercado, além de expor uma imagem positiva de sua empresa junto aos clientes e futuros clientes, ao consumidor final, incluindo-se ainda, a parte financeira, que sempre tem que estar atenta aos custos, fazendo-se projeções quando necessárias, aliando-se então a matemática aplicada à cálculos de receita e despesa, estoque e rotatividade além de projeções.

Acreditar-se que ao final este projeto integrador obtenha seu alvo, que é demonstrar como se pode melhorar a gestão de um negócio aplicando técnicas corretas, métodos precisos, podendo então recomendar através da união teórico-prática o que deve ser melhorado, o que deve ser modificado para aperfeiçoar a gestão da empresa e até mesmo propor novas alternativas de progressos no empreendimento estudado.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

A análise sobre economia e mercado tem por objetivo evidenciar o cenário econômico local, valendo-se até mesmo em um cenário nacional, para então se refletir em como empregar estes dados para antecipar o impacto que o negócio que se almeja conduzir vai produzir ao ser introduzido no mercado, impacto este no sentido de quanto se gerará de receita e que despesas se terá, pois de acordo com o professor Flávio Coutinho: “Está se referindo na verdade a um sistema econômico onde o mercado é quem toma as decisões de pra que o recurso vai ser produzido, como será fabricado e para quem servirá. Daí o nome, porque na verdade não é uma economia do governo, mas uma em que o comando é próprio mercado e mercador”.

MACROECONOMIA

O departamento de calçados tem uma grande importância para a economia brasileira e, principalmente, nos estados onde esta categoria desempenha grande força. Embora a concentração das empresas de maior porte estar localizada no estado do Rio Grande do Sul, a produção brasileira de sapatos encontra-se pulverizada em outros polos, como as regiões Sudeste e Nordeste.

As informações mais atualizadas sobre produção, exportação e varejo de calçados apresentaram mais de otimismo para os empresários do ramo. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, a produção cresceu consecutivamente nos meses de setembro e outubro de 2018 (+5,2% e +6,6%) em relação ao mesmo período de 2017. Por outro lado, devido a quedas acumuladas, sobretudo no primeiro semestre de 2018, nos 10 meses persistiu um revés de 2,6%. Já o varejo do setor vem crescendo desde agosto, tendo fechado outubro com incremento de 4,1% em relação ao mês dez do ano passado. Assim como a produção, o acumulado foi prejudicado pela primeira parte do ano, fechando em queda de 2,3% no comparativo. No mercado externo, a situação é semelhante, com crescimento no mês de novembro e queda no acumulado dos 11 meses. No mês passado foram embarcados 10,5 milhões de pares que geraram US$ 84,78 milhões, altas de 6,6% em volume e de 1,6% em receita no comparativo com igual mês de 2017. No acumulado a queda ainda é alta, de 8,6% em volume e de 9,8% em receita na relação com igual período do ano passado, alcançando 100 milhões de pares e US$ 878,5 milhões.

A macroeconomia possui alguns objetivos, tais como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro

MICROECONOMIA

Microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular, ignorando o conjunto geral da economia, mas focando apenas nos mercados específicos e nas ações de produtores e consumidores.

Para estudar as variações entre as ofertas e demandas, a microeconomia da empresa se baseia em três principais teorias:

  • Teoria do Consumidor: analisa as preferências do consumidor, as suas escolhas, as suas limitações em relação aos valores, e determina a demanda de mercado sobre determinado produto/serviço.
  • Teoria da Empresa / Firma: estuda o a estruturação econômica das empresas que visam produzir para os consumidores, levando em consideração a demanda do mercado. A oferta dos produtos passa a ser ajustada de acordo com a quantidade de consumidores que estão dispostos a consumir o produto / serviço.

  • Teoria da Produção: consiste no estudo da transformação das matérias-primas em bens de consumo finais das empresas. Também determina os custos das firmas durante este processo e que, consequentemente, irão refletir no volume da oferta e preço do produto final.

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

A loja utiliza um programa de gestão de estoque e de produção com um planejamento conjunto da produção, mas com um horizonte menor de planejamento, normalmente o programa de produção é um planejamento para os próximos meses ( 3 a 4 meses, portanto é um plano de médio a curto prazo.

Na empresa, os dados que são utilizados como entradas para elaboração do plano mestre são originários das demandas (previsões, pedidos de clientes, carteiras etc) e recursos (estoques, mão-de-obra e fornecedores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com