Publicidade E Campanha Publicitaria
Monografias: Publicidade E Campanha Publicitaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Munyssa • 11/4/2014 • 1.499 Palavras (6 Páginas) • 494 Visualizações
1. Introdução
No presente trabalho irei abordar sobre o tema “ Publicidade e Campanha Publicitária”. A publicidade sob, forma de anúncio comercial, existe há muito tempo. No século XX, sob o impulse de dois factores, que a publicidade conhece a sua verdadeira expansão. O primeiro desses factores é a passagem de uma economia de produção, de penúria, a uma economia de procura, de abundância. É evidente que quando os produtos susceptíveis de satisfazer os consumidores eram em número insuficiente, não havia necessidade de promover a sua venda. O contrário, ou seja, a saturação dos mercados por multiplos produtos em seperabundância esteve na origem de toda dinámica comercial. O Segundo factor diz respeito as técnicas de venda. A distribuição moderna com livre-serviço, os produtos estandardizados e a venda sob marca impuseram a necessidade da pré-venda dos produtos, o que veio a tornar necessário a utilização da publicidade para os fazer conhecer.
2. Objecto de estudo
O objecto de estudo no presente trabalho é a Publicidade e a Campanha Publicitária.
4. Objectivos
Objectivo Geral
Analisar como a publicidade e a campanha publicitária devem ser feitas.
Objectivos Específicos
Citar quais são os objectivos de uma publicidade;
Propor o mecanismo de acção da publicidade;
Descrever quais são as etapas de uma campanha publicitária.
5. Metodologia
Metodo histórico
Para realização e conclusão do presente trabalho, sendo este um trabalho teórico que, pressupõe pesquisa, optei por usar o método histórico o mais indicado para realização do trabalho. O trabalho esta, subdividido em duas partes onde a primeira parte aborda-se sobre a publicidade e a segunda aborda-se sobre a campanha publicitária.
5.1 Técnicas usadas
Técnicas secundárias
Relativamente as técnicas secundárias, recorri aos livros sobre Markerting e Como Planejar e Executar Uma Campanha Publicitária.
6. Revisão da Literatura
6.1 Publicidade
● Definição
Existem muitas definições de publicidade, aqui estão duas delas, cada uma com suas vantagens :
« A publicidade é o conjunto de meios destinados a informar o público e a convence-lo a comprar um produto ou um serviço»;
« A publicidade é toda a forma de comunicação não pessoal que utiliza um suporte pago, accionado por conta de um emissor identificado enquanto tal ».
A primeira encerra o postulado do mundo das agências, segundo o qual a publicidade deve convencer mas informando. Os práticos da publicidade querem a todo custo resolver esta quadrature do circulo que consiste em querer assimilar publicidade e informação .
A segunda é mais académica, mas ignora o objecto da publicidade que é mais definida pelas suas características. Encontra-se aqui a diferença, tão cara aos Anglo-Saxões, entre publicidade paga e publicidade não paga.
● Tipos de Publicidade
A publicidade opõe-se a duas grandes categorias :
a) Publicidade de Empresa
Também se designa por publicidade institucional. O seu objectivo mais frequente é de modificar uma imagem de empresa, quando existe, ou muito simplesmente criar uma quando não existe. Dirige-se não so aos potenciais compradores, mas também a opnião pública, aos revendedores.
b) Publicidade de Produtos
É o caso mais frequente, um anunciante quer apoiar as vendas de um produto, dar-lhe uma melhor imagem, reposicioná-lo, torná-lo mais conhecido, etc.
Nesta categoria, poderão fazer outras distinções:
- Segundo o emissor : a publicidade será diferente se emanar de um produtor ou de um distribuidor.
- Segundo o receptor : se a publicidade se dirigir ao consumidor, terá tendência para inciter à compra; se dirigir ao revendedor ou a força de vendas, aproximar-se-á de uma publicidade de imagem destinada a motivar a equipa comercial.
● Objectivos da Publicidade
Opõem-se aqui duas teses, uma primeira defende que a publicidade não deve ter outro objectivo a não ser o de provocar vendas suplementares : qualquer outra missão que lhe seja conferida tornar-se-á desde logo ineficaz. A outra admite que a publicidade poderá preocupar-se cm objectivos mais concretos e mais imediatos que o aumento das vendas. Isto apontará para a distinção entre objectivos comerciais (as vendas) e objectivos especificamente publicitários (os objectivos de comunicação).
a) Objectivos Comerciais
O fim último da publicidade é influenciar a quota de mercado, o volume de negócios e o lucro. Sem querer a todo custo perspectivar uma publicidade de «caixa registadora» é necessário reconhecer que, no fim e em termos de balanço, são as vendas do produto ou do serviço que testemunham a eficácia das campanhas.
b) Objectivos de Comunicação
Estes são um pouco distantes e admite-se que é conveniente, por motivos de eficácia, adoptar objectivos próprios, mais facilmente mensuráveis e melhor adaptados à publicidade. O grande limite dos objectivos comerciais tem a ver como o facto de ser o conjunto dos elementos do mix de marketing .
Foi Russel Colley quem, em primeiro lugar, distinguiu os objectivos comerciais dos objectivos de comunicação da publicidade. Estes últimos giram a volta de três ideias :
- A exposição a uma mensagem : o objectivo de uma campanha é obter uma determinada audiência. Quando um produto é lançado, é simplesmente necessário dá-lo a conhecer o máximo possível, informando o conjunto dos consumidores da sua audiência.
- A memorização de uma mensagem : os consumidores deverão lembrar-se da mensagem. O produto é ja conhecido, mas os consumidores permanecem um pouco indiferentes, ou então
...