Qualidade De Vida No Trabalho
Pesquisas Acadêmicas: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 261279 • 8/10/2013 • 1.228 Palavras (5 Páginas) • 423 Visualizações
Qualidade de vida no trabalho
A Qualidade de Vida no Trabalho, diz respeito à preocupação da empresa com os seus colaboradores em relação ao sentimento de bem-estar biopsicossocial, assim como ambiental, no desempenho de sua função.
Também indica o nível de satisfação de seus colaboradores, o qual é determinado por uma relação de profundo respeito entre a empresa e seu capital humano. Isso ocorre, a partir do momento que os colaboradores identificam a empresa como: um caminho com várias possibilidades de futuro: lugar onde é possível ocorrer o crescimento e/ou desenvolvimento profissional; lugar onde se é reconhecido; onde o salário é justo e há bons benefícios; além de bom relacionamento interpessoal, o ambiente psicológico e físico é satisfatório; há possibilidade de ser participante ativo no crescimento da empresa; há liberdade de atuar, e por fim, responsabilidade de tomar decisões.
Motivação e Inovação
A Qualidade de Vida no Trabalho pode contribuir para a criação de condições que motivem os profissionais, através de um ambiente de trabalho saudável, identificando as necessidades e anseios das pessoas, reconhecendo as pessoas pelo bom desempenho profissional, dando oportunidade para que elas participem das decisões da empresa, facilitando o desenvolvimento pessoal, garantindo meios para o feedback positivo, proporcionando desafios, projetando trabalho de modo a torná-lo atraente, implantando um sistema de recompensas, concedendo benefícios e salários compatíveis com a função.
Para se proceder com a avaliação da qualidade de vida no trabalho é preciso ter em mente duas condições. Primeiramente deve-se ter consciência de que os programas de qualidade de vida no trabalho não devem se concentrar apenas em estudar formas das pessoas trabalharem melhor, mas, também, em encontrar maneiras de que o trabalho faça com que as pessoas se sintam melhores. O foco deve estar direcionado, tanto à produtividade, quanto ao indivíduo. A segunda condição refere-se à participação dos colaboradores no processo de tomada de decisões da organização.
Melhoria no ambiente de trabalho:
A ênfase para se proporcionar um ambiente de trabalho melhor, deve ser conferida á melhoria do trabalho físico. Algumas mudanças que podem proporcionar melhoria no ambiente de trabalho são: redução de jornada de trabalho, melhorar as condições de trabalho, proporcionar postos de trabalhos ergonomicamente corretos, alterar o regulamento da organização e melhorar o ambiente físico em geral.
Envolver a organização como um todo:
As atividades de qualidade de vida no trabalho não devem se limitar a grupos específicos, mas sim, a toda a organização.
Benefícios para o colaborador:
Com mais saúde e qualidade de vida no trabalho, veremos colaboradores apresentando melhores performances de produtividade, com também melhores níveis de qualidade, participando de forma mais ativa e satisfatória da missão organizacional e, principalmente, mais felizes. Dessa forma, observa-se que, para uma empresa permanecer competitiva no mercado de trabalho, deve satisfazer primeiramente os seus clientes internos (colaboradores), fomentando-lhes um bom nível de qualidade de vida, para que estejam qualificados e motivados para auxiliar no suprimento/atendimento das necessidades de seus clientes externos num processo de retroalimentação positiva (círculo virtuoso).
Benefícios para a empresa:
• Melhoria da produtividade
• Empregados mais alertas e motivados
• Melhoria da imagem corporativa
• Menos absenteísmo
• Melhoria das relações humanas e industriais
• Baixas taxas de enfermidade
• Melhoria da moral da força de trabalho
Benefícios para a saúde:
• Promove o combate e prevenção das doenças profissionais
• Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade...
• Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho
• Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador
• Motivação por novas rotinas
• Melhora da auto-estima e da auto-imagem
Após um dia de trabalho, ter um momento de relaxamento é essencial para o reabastecimento de energia, que, em falta, acarreta confusão mental e a depressão, causa ansiedade e hipertensão.
Para relaxar, alguns minutos são suficientes, principalmente em ocasiões de estresse. Os sentimentos de raiva, frustração e rancor sobrecarregam o corpo e dificultam o processo de organização mental. “A mente, após o relaxamento, fica livre dos pensamentos alheios e indesejáveis”.
Exemplos:
A Google: Investe pesado em qualidade de vida, e alguns de seus escritórios espelhados pelo mundo são verdadeiros santuários para os seus colaboradores, que de tão envolvidos pela empresa, passam muito mais tempo que o necessário trabalhando.
“A Google investe nos seus funcionários, e em troca recebe todo o seu potencial e criatividade o que a posiciona como líder absoluta no mercado”.
As empresas podem oferecer:
Saúde: auxílio doença, assistência médica, assistência psiquiátrica e psicológica, cobertura para tratamentos de dependências química (droga/alcoolismo), homeopatia, infertilidade, terapia, acupuntura, check-up, plano médico com livre escolha, plano com cobertura também para agregados e aposentados,
...