Questão Etica Nas Relaçoes Interpossoais
Trabalho Universitário: Questão Etica Nas Relaçoes Interpossoais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinoca1987 • 20/4/2014 • 2.583 Palavras (11 Páginas) • 211 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento da economia e da sociedade surge em conjunto um capitalismo voraz, onde a obtenção de lucro é algo cada vez mais almejado por todos. Assim, deixa-se para trás as práticas de valores que foram cultivados por muito tempo, dando lugar à novas atitudes que só almejam a vantagem pessoal.
Atualmente é difícil afirmar que existe ética nas instituições já que objetivo único de uma organização é obter lucro e que tudo se justifica para esse fim é quepara isso não existe esforços para conquistá-los, sejam eles da forma correta ou não através de acordos secretos, sonegação de impostos, assédio moral, notas fiscais frias, falsificação, fraudes, entre outros. Mas não podemos desconsiderar que para toda ação há uma reação e consequências graves devido à atitudes mal intencionadas podem levar uma empresa à redução de lucros e à falência.
Toda empresa é constituída por pessoas e são delas todas as ações que implicarão no sucesso ou no fracasso da organização. Cabe à empresa selecionar cada colaborador que irá fazer parte da rotina da instituição assim como do quadro de funcionários,e uma laranja podre pode estragar todas as outras. As empresas, de um modo geral, quando iniciam um processo seletivo para seus quadros funcionais, procuram identificar, em cerca de 60% dos casos, quem o candidato é. Certo é que verificam também a capacidade técnica dos candidatos, porém, fundamentalmente, querem conhecer o carácter de que irão contratar para fazer parte do time.
Há quase dois séculos, Abraham Lincoln disse: “Praticamente qualquer um suporta a adversidade, mas, se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe poder.” No mundo das empresas, essa citação se ajusta perfeitamente á realidade do cotidiano. Caráter, poder, possibilidades, escolhas, atos e consequências, tudo está conectado, como se fosseuma corrente, a parti de quem o binômio pessoa/profissional é. Isso no Brasil é uma tarefa difícil já que do Brasil Colônia para cá, os registros históricos e judiciários apresentam casos de desvios, roubos e crimes de toda ordem, além de questões e maquiavélicos políticos e econômicos com fins inconfessáveis. Baseada na historia do país é muito difícil hoje encontra uma organização que não tenha feito alguma fraude.
O objetivo geral desde estudo é explorar a conduta éticas nos negócios e seus impactos financeiros, o estudo visa mostrara viabilidade e sucesso da aplicação de métodos e modelos que evitem os impactos causados pela má conduta, sob as seguintes hipóteses: a inexistência ou inadequação de controles torna mais propícia a ocorrência de fraudes, e estimula a conduta antiética dentro de uma organização, da mesma forma que uma empresa eficaz em seus processos, inibe e cria defesas contra a má conduta profissional.
Fazendo com que as empresas tomem uma nova atitude e que questões éticas sejam tratadas com a mesma importância com que se tratam os assuntos referentes há obtenção de lucro, marketing na empresa. Reuniões de diretorias seriam convocadas para segunda- feira pela manhã, tendo a ética como item constante de pauta.
Tema
Ética nas instituições
Delimitação do tema
O estudo tem como objetivo mostrar como as organizações agem com a falta de ética em suas ações e suas principais falhas.
Justificativa.
O assunto escolhido para o desenvolvimento do presente trabalho teve origemdas dificuldades observadas nas organizações que querem acima de tudo obter lucro de uma maneira fácil e com isso deixam de lado princípios éticos tanto da organização como de seus colaboradores.
Problema
A inexistênciade atitudes éticas nas empresas, já que lucro e ética para muitos estão em lados opostos. Afinal ética é algo que todos precisam ter, alguns dizem que tem, mas na verdade poucos levam a sério, na ética profissional as regras não devem ser quebradas e sim seguidas. Isso para muitas organização é difícil ter, pois a mesmas tem medo de perde para a concorrência.
Hipótese.
Demonstra como as empresas podem obter lucros com transparência e honestidade, sem perde a ética na sua organização.
Objetivo geral
Estudar e propor a criação de um ambiente com regras éticas a serem observadas e seguidas pelos agentes econômicos.
Objetivo específico.
Mostrar que o único lucro moralmente aceitável é aquele obtido com ética.
Razoes para empresa ser ética
A legitimidade moral para exigir comportamento ético dos empregados.
Capitulo 1
Ética
I. Origem e conceito.
II. Uma palavra muito em moda neste inicio do século XXI, ética é aquele conceito que todo mundo sabe o que é, mas tem muita dificuldade de explicar.
Ética, palavra de origem grega ethos, que quer dizer o modo de ser, a conduta ou caráter da pessoa. Etimologicamente, a palavra ética corresponde á palavra latina morale, que tem o mesmo significado. Assim, podemos concluir que ética e moral são palavras sinônimas, pelo menos em sua origem.
Entretanto, a moral estabelece regras comuns á sociedade, que são assumidas pela pessoa.
A ética é o que diferencia o bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, e esses conceitos podem variar de pessoas para pessoa.
O questionamento quanto á existência de um componente genético que influencia a postura de cada pessoa é algo que se discute, pelo menos, desde o tempo de Aristóteles. Entretanto, não se pode negar que algumas pessoas têm a ética como característica inata, enquanto outros vão assimilando, ou não, esses conceitos ao longo da vida.
Assim, a ética pode variar conforme o “o ponto de vista” de cada individuo, não sendo, necessariamente, imutável e definitivo.
O objeto material da ética é o ato humano, e seu objetivo formal é a moralidade desse ano. Portanto, a ética lida com questões do bem, do direito, da justiça, da honestidade, da transparência, da sinceridade e do bem comum.
Segundo o dicionário Aurélio, ética é “ o estudo dos juízos de apreciação que se referem á conduta humana suscetível
...