RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E O ABSETEÍSMO
Monografias: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E O ABSETEÍSMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunasouzaaraujo • 25/4/2014 • 3.026 Palavras (13 Páginas) • 508 Visualizações
ESAMC
Bruna Araújo
Daniela Silva
Danilo Fabricio
Franklin Jeronimo
Yago Antunes
RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E O ABSETEÍSMO
CAMPINAS
2013
ESAMC
Bruna Araújo
Daniela Silva
Danilo Fabricio
Franklin Jeronimo
Yago Antunes
RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E O ABSETEÍSMO
Trabalho Final da Disciplina de Administração de Recursos Humanos apresentado à professora Ms. Lucélia Vieira na Faculdade ESAMC no 2 semestre de 2013
CAMPINAS
2013
Aqui você faz dedicatória àqueles (as) que julgar merecedores (as).
AGRADECIMENTOS
Nesta página deve constar o agradecimento àquelas pessoas ou instituições que marcaram de forma significativa a realização do seu trabalho.
Este espaço serve para você citar um pensamento de algum autor que tenha relação com a temática do trabalho
Autor
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 13
OBJETIVOS 13
1. QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO 14
2. O ABSETEIRMO 16
3. ABSETEISMO X QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 18
4. CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS 21
ATRIBUTOS E CARACTERÍSTICAS DO ABSENTEÍSMO 22
5. AÇÕES 24
CONCLUSÃO 26
BIBLIOGRAFIA 12
ANEXOS 13
INTRODUÇÃO
Objetivos
O objetivo desse estudo é analisar o absenteísmo e sua relação com a qualidade de vida no trabalho, as ações das empresas para diminuir o indicie de absenteísmo.
Esperamos que este estudo possa ser útil para que as questões levantadas possam ser colocadas em pratica como medidas para reduzir o índice de absenteísmo na empresa, bem como preveni-lo, a partir da adoção de praticas voltada para promover o bem-estar de seus funcionários. E ainda manter informados profissionais, professores, pesquisadores e estudantes a respeito das variáveis relacionados ao tema, tendo em vista sua importância para as organizações e para os indivíduos.
O absenteísmo tem sido um problema critico para as organizações. É complexo e pode ter como causas e consequências diversos fatores.
Para que fique clara as informações este trabalho foi organizado em 5 capítulos, sendo este o primeiro capítulo. No capítulo 1 será falado sobre a qualidade de vida no trabalho, no capitulo 2 o absenteísmo, no 3 a relação entre a qualidade de vida e o absenteísmo, capitulo 4 as causas e consequências e fim no 5° capitulo as ações que devem ser adotadas pelas empresas.
1. QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO
A expressão Qualidade de vida no trabalho, embora seja um tema muito antigo, surge publicamente no início da década de 70, pelo professor Louis Davis (Ucla, Los Angeles), para implementar seu trabalho sobre delineamento de cargos. Desde então, as empresas vem tentando oferecer mais qualidade de vida para seus colaboradores de diversas maneiras.
Hoje em dia, com a globalização das organizações a QVT (Qualidade de vida no trabalho) tem sido um anseio por todos. Falar em QVT dentro das empresas já é algo comum, trazendo melhorias para a saúde tanto do colaborador, como da empresa. Porém, muitas organizações que estão tentando implementar este setor de programas para a QVT, não estão tendo o resultado desejado, pois é preciso muita dedicação, acompanhamento e tempo.
Segundo Chiavenato (2000), são varias as causas do absenteísmo, que merecem assim ser identificados e estudados, inclusive no aspecto da repercussão na produtividade organizacional.
O princípio da QVT dentro das organizações é trazer satisfação aos seus colaboradores dando devido valor, incentivando-os, etc. A qualidade de vida no trabalho é afetada por diversos fatores: condição de trabalho, salários, supervisão, benefícios e projetos de cargo. Com o equelibrio destes o colaborador e a empresa só tem á ganhar. Além de ser uma vantagem competitiva para a empresa, dentro do mercado de recursos humanos, consequentimente se torna uma vantagem também no aspecto econômico.
Colaborador satisfeito, que se sente parte de uma organização, produzirá mais e com eficácia. Portanto, podemos ver a busca constante das empresas pela melhora da QVT de seus funcionários, como uma estratégia competitiva, pois o equilíbrio de diversos fatores levará ao aumento dos lucros.
Como já citado, as empresas têm buscado a QVT como uma maneira de aumentar sua lucratividade, além de oferecer um melhor ambiente de trabalho, fidelizando seus funcionários.
...