Regime De Apuração
Seminário: Regime De Apuração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: michelledangelo • 20/11/2013 • Seminário • 541 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
Regime de apuração
-CAIXA
-COMPETÊNCIA
Regime Competência tem a finalidade reconhecer na contabilidade das entidades jurídicas as receitas, os custos e as despesas no período a que competem, independente das receitas ou do pagamento dos custos e despesas em moeda corrente.
Regime de caixa (momento do pagamento em dinheiro) consiste na contabilização das receitas, dos custos e das despesas somente por ocasião do seu efetivo recebimento e pagamento em moeda corrente.
Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício.
Assim, são dois os regimes contábeis conhecidos que disciplinam a apuração do Resultado do Exercício: Regime de Caixa e Regime de Competência.
Regime de Caixa
Na apuração do resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no espectivo exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores.
Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa.
O Regime de Caixa somente é admissível em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receita de despesa se identificam, algumas vezes, com os de recebimento e pagamento.
Regime de Competência
Desse regime decorre o Principio da Competência de Exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do /resultado do Exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas.
De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa (pagas ou recebidas); o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores.
Nas entidades com fins lucrativos – empresas -, são fundamentais os conceitos de custo e de receita, que envolvem o regime de competência, pois a elas não importa o que foi pago ou recebido, mas o que foi consumido e recuperado, para apuração do resultado do exercício.
Regime de Caixa
Resultado do Exercício
Despesas Receitas
1) Salário e Encargos 1.000,00 4) Aluguel 400,00
2)Salários e Encargos 29.000,00 5) Aluguéis 4.500,00
8)Impostos e Contribuições 900,00 11)Serviços Prestados 53.000,00
9)Impostos e Contribuições 11.000,00
13) Seguros 2.600,00
TOTAL: 44.500,00 TOTAL: 57.900,00
Resultado do Exercício = lucro de R$ 13.400,00.
Observação:
O fato nº 7, embora represente entrada de dinheiro no Caixa, não foi considerado na apuração do resultado, pois não corresponde
...