Relatória De Tendência Do Setor Calçadista
Casos: Relatória De Tendência Do Setor Calçadista. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DayaneRibeiro • 8/2/2014 • 776 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
Autora: Maria Dayane dos Santos Ribeiro
Resumo executivo
O setor calçadista está alavancando as exportações do setor, com a desvalorização do real perante o dólar e as constantes feiras internacionais faz com que os calçados brasileiros fiquem ainda mais competitivos no mercado exterior.
No mercado interno o setor vem seguindo uma tendência mundial de aumento nas vendas online, que muitas vezes auxiliam também as vendas nas lojas físicas. O que aumenta ainda mais as perspectivas de vendas e crescimento do setor, que vem investindo fortemente em pesquisas e padronizações dos tamanhos do arcabouço para melhor atender aos seus públicos.
Sumário
Introdução................................2
1. ALTA NAS EXPORTAÇÕES DO PRODUTO........................2
2. COMÉRCIO ELETRÔNICO “OMNICHANNEL........................3
3. NÚMEROS MAIORES........................3
4. PADRONIZAÇÃO DAS FÔRMAS DE CALÇADOS....................3
5. Considerações....................3
Referências...............................4
Introdução
O setor calçadista brasileiro sempre foi uma indústria estratégia para a balança comercial brasileira, isso por ser grande exportadora de produtos. Com programas de incentivos as exportações lançados pelo governo federal e a grande desvalorização do real essa tendência apresenta-se otimista de grandes negócios no exterior para os empresários deste setor.
Neste relatório apresentaremos algumas tendências significativas para o setor calçadistas e como estas devem ser melhor aproveitados pelos empresários e o porquê delas serem importantes.
1. ALTA NAS EXPORTAÇÕES DO PRODUTO:
Com a desvalorização do real perante o dólar, as expectativas de crescimento das exportações no setor calçadista são positivas. Durante a FN Platform, feira que ocorreu entre os dias 19 e 21 do mês de agosto em Las Vegas, nos Estados Unidos, demostraram que com a oscilação cambial os produtos brasileiros voltem a possuí maior competitividade perante os concorrentes. (fashionmag...2013)
Porém, os maiores responsáveis por esse aumento sejam os Emirados Árabes Unidos, que aumentaram suas importações em 29,4% nesse primeiro semestre em relação ao ano de 2012, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Imagem 1: Comparativo exportações 2012/2013. Fonte: Abinforma (07/2013) adaptado.
2. COMÉRCIO ELETRÔNICO “OMNICHANNEL”:
O comércio eletrônico segue em grande expansão e já corresponde a 10% do volume de vendas dos Estados Unidos, segundo a consultoria Bain & Company e no cenário brasileiro já chegar a 4% do total de vendas do varejo. Com uma previsão de faturamento de R$ 42 bilhões até 2016. (Abicalçados).
3. NÚMEROS MAIORES:
A demanda por numerações maiores dos calçados segue aumentando nós últimos anos e a tendência é que se firme. Segundo dados dos próprios lojistas que vendem o produto é que em media a demanda por calçados femininos cresceram em média 2 números, o que se ia do 33 ou 38, hoje vão até 40 e alguns até o 41 e o masculino que era do 37 ao 42, hoje chegar-se até o 44.( Tecnicouro).
4. PADRONIZAÇÃO DAS FÔRMAS DE CALÇADOS:
Outra tendência é a padronização das formas de calçados brasileiros, que hoje não são, há somente uma normativa da ABNT que indica um perfil dos pés dos brasileiros e que é facultativo para as empresas calçadistas. O Governo Federal em associação com a Abincalçados pretende criar
...