Relatório Mensal Das Receitas Brutas
Pesquisas Acadêmicas: Relatório Mensal Das Receitas Brutas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilamedeiros • 3/12/2014 • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 426 Visualizações
A função do órgão de gestão de pessoas: conceitos, importância, atribuições básicas e objetivos
Marcelo Camacho
A moderna gestão de pessoas ganhou importância crescente nas últimas décadas em face da complexificação das organizações. São as pessoas os motores fundamentais das organizações. Considerava-se antigamente que o relacionamento entre pessoas e organizações era antagônico e conflitante.
De fato esta era a perspectiva das organizações mecânicas, prescritivas e voltadas para a tarefa. As organizações modernas foram obrigadas a tomar uma outra postura diante das pessoas em função do desenvolvimento das modernas tecnologias e dos cenários. As organizações dependem das pessoas. Por outro lado as pessoas atingem seus objetivos através das organizações.
Com relação ao processo de gestão estratégica de pessoas é importante analisarmos como o principal autor desta área, o Professor Idalberto Chiavenato, descreve a função Gestão de Pessoas.
Segundo Chiavenato os aspectos fundamentais em que se baseia a gestão de pessoas são:
1. As pessoas como seres humanos. As pessoas não são recursos. São seres dotados de individualidades, histórias particulares, habilidades e conhecimentos diferentes.
2. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais. São as pessoas que impulsionam as organizações. Não são elementos inertes e passivos. São o elemento fundamental para inovação e competitividade.
3. As pessoas como parceiros da organização. As pessoas são parceiros das organizações. São elas que dotam a organização de inteligência e a conduzem ao sucesso. Como parceiros fazem investimento e esperam um retorno em forma de salário, benefícios e reconhecimento.
A gestão de pessoas refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Em geral, dizem respeito aos seguintes processos:
1. Análise e descrição de cargos; 2. Desenho de cargos; 3. Recrutamento e Seleção de Pessoal; 4. Admissão de candidatos selecionados; 5. Orientação e integração de novos funcionários; 6. Administração de cargos e salários; 7. Incentivos salariais e benefícios sociais; 8. Avaliação de desempenho dos funcionários; 9. Comunicação aos funcionários; 10. Treinamento e desenvolvimento de pessoas; 11. Desenvolvimento Organizacional; 12. Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho; 13. Relações com empregados e relações sindicais.
Ainda segundo Chiavenato estas práticas e políticas podem ser agrupados em seis processos básicos. Os seis processos são:
1. Processos de Agregar Pessoas. São os processos utilizados para incluir novas pessoas na organização. Inclui os processos de recrutamento e seleção de pessoas.
2. Processos de Aplicar Pessoas. São os processos usados para desenhar as atividades das pessoas nas organizações, orientar e acompanhar seu desempenho. Refere-se aos processos de desenho organizacional, desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação de desempenho.
3. Processos de Recompensar Pessoas. São usados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades. Inclui recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.
4. Processos de Desenvolver Pessoas. São utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Inclui os processos de treinamento e desenvolvimento, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.
5. Processos de Manter Pessoas. São usados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para que as pessoas realizem suas atividades. Inclui os processos de administração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho e relações sindicais.
6. Processos de Monitorar Pessoas. Usados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e monitorar resultados. Inclui banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
Curso: Administração - Disciplina: Gestão de Pessoas – Sala 9
Professora: Clécia Rufino
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Davi Neves
Muitas vezes, pensando tratar-se da mesma coisa, as pessoas confundem Administração de Pessoal com Administração de Recursos Humanos. Ambas cuidam do trabalhador dentro da empresa. Mas cada uma desenvolve atividades bastante próprias. E perceber a distinção entre as duas noções é fundamental para compreender o que significa essa importante área da administração.
Administração de Pessoal pode ser definida como o conjunto de ações relacionadas às leis, aos direitos e deveres do empregado, como, por exemplo: contrato de trabalho, carteira profissional, férias, contracheques e todos os demais papéis e registros que tais atividades representam na empresa e na vida do trabalhador.
Administração de Recursos Humanos, por sua vez, deve ser vista como a parte que cuida do profissional, visando à sua integração na empresa.
São ações dirigidas aos diferentes papéis que cada trabalhador deve desempenhar e, principalmente, ao crescimento de sua vida profissional.
A Administração de Recursos Humanos é, portanto, caracterizada pelos processos de seleção e recrutamento, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, planos de carreiras, benefícios etc., tendo, como objetivo maior, manter a motivação das pessoas dentro e fora da empresa.
Os conceitos de treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, benefícios etc. você verá, com mais detalhes, ao longo do estudo deste módulo. Qualquer empresa é um sistema onde suas unidades dependem umas das outras,
...