TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração Estratégica

Dissertações: Remuneração Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  4.532 Palavras (19 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE UNICARIOCA – RIO COMPRIDO

ESCOLA SUPERIOR DE GESTAO E TECNOLOGIA

Metodologia do Trabalho Científico

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA, SUA HISTÓRIA, SUA FUNCIONALIDADE NAS EMPRESAS

Mariana Braga Donana

Patricia Pontes

Rio de Janeiro, 04 de Novembro de 2013.

Mariana Braga Donana

Patricia Pontes

Alunas do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Unicarioca

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA, SUA HISTÓRIA, SUA FUNCIONALIDADE NAS EMPRESAS

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Remuneração Estratégica da Unicarioca, sob a orientação da Prof.º Gabrielle.

Rio de Janeiro, 04 de Novembro de 2013.

1 – INTRODUÇÃO

As empresas brasileiras vivenciam o processo de Remuneração Estratégica em seu plano de negócios?

Podemos dizer que cada vez mas as empresas abandonam o modelo tradicional de remuneração e adotam a Remuneração Estratégica.

1.1 HIPÓTESE

A Remuneração Estratégica cada vez mais quebra os paradigmas e conceitos burocráticos, trazendo as empresas uma combinação equilibrada de diferentes formas de remuneração. A multiplicidade destas formas tem crescido devido à necessidade de encontrar maneiras criativas para aumentar o vínculo entre as empresas e seus funcionários.

2 – OBJETIVOS

2.1 - Objetivo geral

Mostrar a história da Remuneração, como tudo começou, seus conceitos, passo a passo para a construção de um plano, e principalmente se as empresas estão sensíveis e com capacidade para implantar um plano de remuneração através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital humano, natural e financeiro.

A remuneração, integrada à gestão do negócio, é implantada por etapas e de forma continuada. É fundamental que se tenha bem definida, valorizando talentos individuais por meio de fatores motivacionais potencializados pela perspectiva de reconhecimento financeiro. É essencial manter o foco e ter indicadores claros e precisos para a avaliação e ajuste de percurso.

2.2 – Objetivos específicos.

 História da Remuneração Estratégica.

 Conceito das principais práticas.

 Construção de um plano de Remuneração Estrategica.

 Exemplo de Empresas que adotaram a Remuneração Estratégica.

3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

3.1 - HISTÓRIA DA REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA.

“As empresas que querem prosperar devem alinhar seus sistemas de remuneração com suas estratégias” (Thomas Wood Jr., 1999).

A palavra “remuneração” provém do latim remuneratio (re = reciprocidade e muneror = compensação).

O conceito de remuneração foi inspirado nos modelos americanos, chegando ao Brasil nos anos 40 e sendo aplicadas nas empresas do governo. Já nos anos 60 e 70, a administração salarial passou a ser mais conhecida e utilizada nas empresas multinacionais. Somente a partir dos anos 80, estabeleceu-se uma grande ligação entre os instrumentos de remuneração e os sistemas de desempenho, consolidado nos anos 90 com o surgimento, entre outras técnicas, da remuneração variável e da participação nos lucros e resultados.

Independente da forma de remuneração e da época em que está sendo empregada, com o avanço da tecnologia, e com a globalização, foi necessário que as estratégias de remuneração se renovassem constantemente, pois desde o início dos tempos, ela é o mais importante elo entre empresas e trabalhador onde é levado em conta a contribuição individual dos funcionários o que agrega valor à organização bem como na visão estratégica dos negócios.

Mas vale lembrar, que independente da forma de remuneração e da epóca em que está sendo empregada, ela “remuneração” é, desde o incio dos tempos, a mais importante ligação entre empresas e trabalhadores. Afinal, todos dependem de remuneração para sobreviver, realizar sonhos e alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Os antigos sistemas de remuneração focavam nas estruturas salariais baseadas apenas na importância dos cargos dentro dos organogramas das empresas e não levavam em conta a contribuição individual dos funcionários para os resultados da organização.

Os novos sistemas de remuneração vêm sendo desenvolvidos para identificar os funcionários que podem contribuir, a curto e médio prazo, para os resultados econômicos e financeiros da empresa e, em longo prazo para a sustentação do negócio. Este é o conceito de Remuneração Estratégica.

Se a Remuneração Estratégica leva em conta a contribuição individual dos funcionários, como funcionam os modelos salariais que utilizam este tipo de sistema?

O Sistema de Remuneração Estratégica determina identificar maneiras de desempenhos diferenciados e talentos individuais por meio de fatores motivacionais potencializados pela perspectiva de reconhecimento financeiro. Para definir a remuneração dos funcionários, ele mantém o foco nos resultados, nas atitudes e comportamentos que agregam valor à organização e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com