Resenha crítica do texto: “Imprensa e Estruturação Econômica da Sociedade
Por: barbaraseccon • 25/11/2016 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
Resenha crítica do texto: “Imprensa e Estruturação Econômica da Sociedade”
Após a leitura e análise do texto, pode-se afirmar que a transmissão da informação pode ocorrer de diversas formas e por vários meios diferentes.
Nas civilizações antigas, como a dos escribas, por exemplo, já ocorria a “venda” da informação, ou seja, quem possuía um saber maior, tinha um status maior perante a sociedade.
Atualmente as notícias são tidas como moedas de troca devido ao seu valor comercial. Se uma informação não for contextualizada de acordo com o que a editoria do jornal precisa, não se pode fazer dela uma mercadoria, pois não viraria uma notícia, e o jornal não poderia vendê-la. Para que o consumidor possa ir em busca da informação, é necessário que ela seja atraente ao seus olhos, que despertem nele um desejo que precisa ser saciado pela compra do jornal.
Para o editor de um jornal, sua notícia vale somente para aumentar seu capital, pois a mercadoria notícia é um meio de troca que garante a vida capitalista de sua empresa. “O editor não vende sue produto jornal somente ao leitor; ao mesmo tempo, ele vende espaço publicitário aos promotores da publicidade.”
Pode-se dizer então que o jornal é ao mesmo tempo um meio de informação e publicidade e um formador de opiniões, pois seu texto é ao mesmo tempo um espaço para redação e colaboração gratuita dos publicitários e também para reportagens e relatos.
Nos dias de hoje, o jornalismo está mais direcionado para o tratamento da matéria, no enfoque e valorização da noticia. Essa nova maneira de fazer jornalismo valoriza os gêneros jornalísticos, uma vez que a tendência é informar e não mais obter status.
...