TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Avaliação Trimestral de Geografia

Tese: Respostas Avaliação Trimestral de Geografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas Avaliação Trimestral de Geografia

1. (A) Alimentos, Biocombustíveis e Têxtil.

(B) Problemas Ambientais: causados notadamente pelo uso de defensivos, pelo desmatamento e empobrecimento do solo, queimadas.

Problemas Sociais: privados de técnicas e métodos modernos, como irrigação, maquinários e insumos, perderam a competitividade, o que levou ao abandono do campo, num fenômeno conhecido como êxodo rural, desenvolvendo assim nas grandes cidades o acumula de pessoas vindas do campo.

2. (A) As fronteiras são áreas limítrofes entre regiões que predomina o elemento natural e as áreas de agropecuária. Em função da histórica concentração de terras no país, posseiros vão para as áreas de terras devolutivas onde queimam a vegetação e iniciam a ocupação da terra.

Posteriormente chegam os grileiros e latifundiários que expulsam os posseiros, os quais, por sua vez, ampliam cada vez mais a fronteira agrícola e ocupam a terra com agropecuária de exportação.

(B) Os movimentos sociais que lutam pela reforma agrária eram fragmentados desde a década de 1980. Depois da criação do MST em 1984, muitos desses movimentos passaram a buscar uma unidade politica nacional, fortalecendo a luta no campo, a qual passou a ter um nível de organização sem precedentes na história das lutas sociais no Brasil e, ao se tornar nacional, a defesa da reforma agrária passou a pressionar diretamente o governo federal a agir no sentido de assentar as famílias acampadas (o que tem sido feito sem alterar a estrutura fundiária vigente e em ritmo mais lendo do que o esperado por estes movimentos).

A luta pela reforma agrária se sofisticou no sentido de não ser apenas uma luta por distribuição de terra, mas também por assistência técnica e de logística, infraestrutura, financiamento federal e maior participação politica.

3. (A) A grilagem de terras é um ato ilegal, fundado na tentativa de apossamento de terras alheias ou públicas mediante uso de falsas escrituras de propriedade.

O termo se deve ao uso de grilos (insetos) para dar a aparência de envelhecimento aos documentos por conta dos dejetos dos insetos sobre o papel.

(B) A estrutura agrária brasileira – caracterizada por uma elevada concentração de terras nas mãos de um pequeno número de grandes proprietários rurais, com predomínio de políticas agrícolas que priorizam o crédito e os cultivos para exportação e que apresenta uma prática histórica de grilagem de terras – dificultou o acesso e/ou a permanência dos pequenos proprietários rurais em suas próprias terras.

4. Por meio desta modernização, a industrialização da agricultura é direcionada para atender às demandas, cada vez maiores, do capital nacional e internacional, apesar do discurso oficial, onde se alegava que o estágio de subdesenvolvimento seria ultrapassado pela política de substituição de importação das tecnologias do Primeiro Mundo. Paradoxalmente, esse processo causou e tem causado problemas sociais ao trabalhador rural, como o desemprego estrutural.

A modernização da agricultura tem como consequência direta a alta produtividade. A maior aplicação de insumos, o aumento da mecanização e a melhoria dos insumos biológicos contribuem para estes resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com