Resumo A Internet das Coisas ou Internet of Everything
Por: isaac santos da paz • 17/3/2023 • Relatório de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
Tecnológicas
Condição: A Internet das Coisas ou Internet of Everything (IoT).
Tendência: Segundo o site RTM sete novas tecnologias irão impactar o funcionamento de muitas empresas, são elas: automatização e virtualização de processos, 5G e conectividade IOT, Infraestrutura distribuída, computação quântica, inteligência artificial aplicada, software 2.0 e arquitetura de confiança zero.
Oportunidades: a pesquisa sobre as condições tecnológicas divulgada pelo site RTM, revelou que em um prazo médio o mundo terá um progresso muito maior que o dos últimos cem anos juntos, e que a causa, a base para esse avanço, se dará pelo avanço das conexões de redes 5G. e com base nestas situações, empresas de tecnologia da informação deverão se dar bem com essas mudanças. O relatório The Top Trends in Tech, publicado pela consultoria McKinsey, demonstrou que o seguimento dobrou seu valor de mercado entre o ano de 2008 e 2020.
Em si tratando de todas essas tendências em tecnologia até o ano de 2030, muita coisa já mudou e outras vão mudar, e que em 08 a 10 anos, o comportamento dos consumidores vai se alterar e com isso possibilidades surgirão na área de visão computacional, inteligência artificial e realidade aumentada, bem como a transformação das cadeias de suprimentos com a propagação da impressão 3D, e isso causará impactos em todos os segmentos da economia, mas esses efeitos serão sentidos mais nas áreas de informação e tecnologia.
Ameaças: Segundo matéria exibida pelo site O Sul, 15,7 milhões de empregos no Brasil até o ano de 2030, serão afetados pela automação, segundo estimativa da consultoria McKinsey.
Segundo a avaliação de especialistas da área, o mercado passa por uma reestruturação, parecida com a revolução industrial, desde 2010, aumenta-se o número de robôs industriais, que cresce a uma taxa de 9% ao ano, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho.
No Brasil, cerca de 11.900 robôs industriais foram comercializados entre 2015 a 2020, segundo a Federação Internacional de Robótica. Para as empresas em si tratando da questão de eficiência, rapidez e qualidade de produção, isso é ótimo, porém é um indicativo de que os seres humanos precisarão se qualificar, em criatividade, mas não se tem ao certo o número de quantas vagas de trabalhos criativos serão gerados com essas mudanças.
Diante deste cenário a possibilidade de desemprego, pode pressionar para baixo o salário das pessoas que restarem trabalhando, diante da massa de pessoas buscando trabalho.
Fontes:
https://www.osul.com.br/tecnologia-afetara-16-milhoes-de-empregos-ate-2030-apontou-estudo/
https://www.rtm.net.br/tendencias-em-tecnologia-para-2030/#:~:text=Quando%20se%20trata%20das%20tend%C3%AAncias,intelig%C3%AAncia%20artificial%20e%20realidade%20aumentada
...