SWOT: Análise aponta pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças
Tese: SWOT: Análise aponta pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jalusinha • 26/10/2013 • Tese • 2.611 Palavras (11 Páginas) • 908 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS - IES/FASC
SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS I DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Alunos:
Ana Patrícia Martins
André Luis Rodrigues
Richard Rosa
Jalusa Cristina Schneider Linke
Tatiana Sousa Furtado de Souza
Karen Vieira
Michele Corrêa
Leonardo Bruggemann
São José, 17 de março de 2013.
Sumário
1. Problema 3
2. Definições 3
3. Objetivo Geral 4
4. Objetivos Específicos 4
5. Justificativa 5
6. Prazo 7
7. Abrangência 7
8. SWOT: Análise de Pontos Fortes e Fracos, Oportunidades e Ameaças. 7
9. Itens que poderão gerar Custo 9
10. Plano de ação 10
10.1. Detalhamento das atividades 10
10.2. Realizar o diagnóstico da situação 11
10.3. Aprovar projeto na instituição 11
10.4. Definir data, hora e local para palestra 11
10.5. Realizar palestra de conscientização 11
10.6. Instalar/organizar separadores de resíduos 12
10.7. Mobilizar pessoas para separação dos resíduos sólidos 12
10.8. Destinar os resíduos sólidos para coleta 12
10.9. Doar produtos de limpeza resultantes da troca dos resíduos sólidos 13
11. Monitoramento e controle 13
12. Referências bibliográficas 15
13. Anexo I – Cronograma do Projeto..........................................................................16
1. Problema
Tendo em vista a grande preocupação em como dar o destino correto aos resíduos sólidos produzidos pela Instituição de ensino, como orientar as pessoas a fazer a separação correta dos recicláveis e destinação dos rejeitos?
2. Definições
Lixo: é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado. (http://www.significados.com.br/, acesso em 15/03/13 às 15h32min).
Reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolvem alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber do SNVS e do Suasa. (http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636 em 11/05/13 às 16h06min).
Rejeitos: resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada. (http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636 em 11/05/13 às 16h06min).
Resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d'água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviável em face da melhor tecnologia disponível. É tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, proveniente das indústrias, comércio e residências. (http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636) em 11/05/13 às 16h06min).
Tratamento: consiste no conjunto de métodos e operações necessárias para respeitar as legislações aplicáveis aos resíduos, desde a sua produção até o destino final com o intuito de diminuir o impacto negativo na saúde humana, assim como no ambiente. Pode consistir numa deposição final, ou um tratamento intermédio, que diminua a periculosidade dos mesmos, possibilitando a sua reutilização ou reciclagem. (http://dicionario.sensagent.com/Tratamento%20de%20resíduos/pt-pt/, acesso em 15/03/13 às 15h28min).
3. Objetivo Geral
Conscientizar os alunos e funcionários da faculdade IES/FASC – Campus I – da importância da separação adequada dos resíduos sólidos.
4. Objetivos Específicos
• Através da parceria com a empresa Novo Ciclo, conscientizar os alunos e funcionários através de uma palestra sobre a separação correta de resíduos sólidos.
• Mobilizar as pessoas para que contribuam com a separação de resíduos sólidos.
• Reduzir a quantidade de rejeitos gerados na instituição que hoje é destinada exclusivamente ao aterro sanitário.
• Ajudar uma entidade beneficente através da doação de produtos de limpeza adquiridos pela troca dos resíduos sólidos separados.
5. Justificativa
Cada brasileiro produz em média 1 kg de lixo por dia, irá chegar o tempo em que não haverá mais espaço para armazenar todo esse volume e o lençol freático está cada vez mais comprometido devido aos grandes aterros sanitários. Precisamos ter atitude e separar os materiais que possuem tecnologia para reciclagem e encaminhar o que produzimos, não somente para melhorar o meio ambiente, mas também para melhorar a qualidade de vida no planeta. Embora o Brasil esteja entre os campeões de reciclagem no mundo, precisamos fazer com que esses índices aumentem a cada
...