Suco de laranja
Seminário: Suco de laranja. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xuxu343432 • 15/2/2014 • Seminário • 368 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
O Brasil começou a exportar suco de laranja no começo dos antes 60, depois de uma grande estiagem que atingiu os EUA, por ser de excelente qualidade e a produção ser muito maior que o consumo interno e acabou por torna-se um dos maiores exportadores do mundo.
Para atuar com eficiência no mercado internacional tudo conta desde o processo de produção ao transporte, aquele que for melhor ganha a concorrência.Os métodos usados nesse caso são :o transporte em tambores de 200 litros, utilizados por empresas menores e com clientela mais exigente, pois o processo garante melhor qualidade do produto; as grandes empresas utiliza o sistema multimodal de distribuição a granel.
A Cargill é uma empresa privada, multinacional, com sede no estado de Minnesota, EUA, cuja atividade é a produção e o processamento de alimentos. Atualmente a Cargill, maior empresa do mundo de capital fechado, está presente nos 5 continentes e emprega mais de 160.000 pessoas em 67 países.
Em 1977, a Cargil ingressou no negócio de sucos, adquirindo a Citrobrasil, em Bebedouro. Naquela época, o suco de laranja era transportado para o porto de Santos em caminhões, armazenado em tambores de 270 quilos, que viajavam acomodados em paletes de 1,20 X 1,20 m. Uma carreta podia transportar até 80 tambores enquanto um caminhão truck levava até 48 tambores. O navio acomodava até 40 mil tambores. O abastecimento do navio levava em torno de três semanas.
Os tambores apresentavam algumas desvantagens, como:
- custo logístico alto em termos de transporte e armazenagem;
- manuseio difícil;
- alto risco em relação a qualidade do produto.
O suco de laranja não tem conservantes e precisa ser mantido a uma temperatura em torno de 18 graus centígrados, abaixo de zero.
Os grandes produtores de suco no mercado nacional são Cutrale, Citrosuco, Cargil, Citrovita e Louis Dreyfuss. Os três primeiros possuem terminais de carga nos EEUU, na Europa e no Japão, além do Brasil. A Citrovita possui terminal de carga na Europa e no Brasil. A Dreyfuss não possui ainda a sua logística de transporte a granel completada e coisntruiu um terminal de carga na Europa. A logística do suco de laranja é fundamental para manter os custos estrategicamente alinhados, possibilitando competir em um mercado em que empresas altamente capacitadas estão concorrendo.
...