Sustentabilidade Ma Administração
Tese: Sustentabilidade Ma Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandaalp • 27/6/2014 • Tese • 351 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. [1]Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio
Sustentabilidade como parte da estratégia das organizações. O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com o da responsabilidade social das organizações.
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
Onde se aplica
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovias), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
Ecologicamente correto
Economicamente viável
Socialmente justo
Culturalmente diverso
Vantagens e desvantagens
Quando bem planejadas e focadas no negócio, as ações de sustentabilidade podem ser revertidas em lucro para o empresário. As vantagens
advindas dessas iniciativas também geram impactos positivos em se tratando de coletividade.
Um exemplo é a substituição das sacolas plásticas por sacolas de papel pelos lojistas e supermercadistas. A sustentabilidade é uma idéia que está cada vez mais dissipada entre as comunidades, por isso uma empresa que tenha o tema em sua agenda permanente só tem pontos a ganhar com seus consumidores e clientes.
A única desvantagem evidente é um aumento de custos e despesas.
...