TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Negociação

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.146 Palavras (17 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera

Curso Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Técnicas de Negociação

Técnicas de Negociação: Roteiro de Negociação Salarial

Profª. Ma. Cristiane Vinholide Brito


              “ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS”

  Com base em todo o material que estudamos, hoje podemos falar que ao nos depararmos com uma situação de negociação salarial com certeza nossa posição será completamente diferente da que tomaríamos antes de obtermos as informações que hoje temos.

   Podemos afirmar que estamos preparados para em receber um “não” em uma negociação salarial, seria de certa forma até interessante, pois poderíamos colocar na prática o que aprendemos na teoria.

   Em uma negociação salarial é importante não nos mostrarmos abalados quando recebemos uma resposta diferente do que esperamos, devemos demonstrar com situações concretas que nosso trabalho é importante dento da empresa e que trazemos resultados positivos.  

   Já tivemos oportunidades de observarmos negociações salariais as quais a reação das pessoas por ser de forma negativa, com raiva e precipitadamente esbravejada, acaba sendo negativo tanto para o trabalhador que terá que continuar na empresa, quanto para a empresa que terá em seu quadro de funcionários uma pessoa insatisfeita que por sua vez será improdutiva.

   No entanto um negociador preparado para receber um “não” agiria de forma contraria a citada acima, pois sabe que a é preciso ser cauteloso, paciente, ter uma estratégia e acima de tudo agir com diplomacia.

   É importante que saibamos os passos que devemos seguir antes de enfrentar a negociação, uma boa preparação é que faz um resultado positivo.Seria no mínimo interessante colocar no papel para si próprio suas atribuições, fazer uma escala onde se possa observar a evolução de suas responsabilidades de fato como aconteceu e seus períodos, para que se possa ver de forma clara qual a sua importância para a instituição. Não menos importante seria colocar os resultados obtidos com seu trabalho e com a sua promoção praticamente automática de função.

É preciso também estudar a pessoa a quem terá que se reportar, é necessário conhecer um pouco de sua vida profissional, seu temperamento, seus princípios suas metas para com a empresa, pois pode vir a surgir em algum momento da negociação uma oportunidade onde seja preciso e possível haver uma troca de informações ou um momento de descontração.

   Após toda a preparação, a escolha do dia certo também pode ajudar na negociação, pois é interessante observar se a empresa não está passando por nenhuma situação complicada naquele momento; o fato de pensar na empresa também é visto como um fator positivo, por que demonstra que está atento aos acontecimentos internos da empresa.

   Uma boa noite de sono deixa a pessoa calma e faz com que as ideias se coloquem em seus devidos lugares, de forma que fiquem organizadas, para serem expostas de forma clara e objetiva na negociação.

Chegado o momento do pedido de aumento, ao entrar na sala falar sobre alguma novidade referente a um acontecimento do momento sobre os negócios seria uma boa estratégia para fazer com que o clima fique descontraído para que assim, seja aberta a brecha para iniciar uma conversa tranquila e poder começar a negociação. Primeiramente é importante expor todas as atividades exercidas, pois o seu superior pode desconhecer de suas atividades e de sua importância para a empresa. Uma vez exposta suas funções, pede-se a reavaliação de sua remuneração, por não estar a seu ver, condizente com sua função.

   É então que se recebe o “não”, a reação, porém não deve ser transparecida com o real sentimento, manter a calma e diplomacia transparece confiança. Escutar também faz parte da negociação e com certeza será explicado o porquê do seu pedido de aumento de salário ser negado, as explicações podem ser diversas, porém a mais comum é a situação financeira da empresa.

   Neste momento é que se deve colocar para a outra pessoa tudo aquilo que foi colocado no papel para memorização, explicar de forma tranquila e paciente a escala de seu crescimento e de suas atribuições e responsabilidades dentro da empresa.  

   Será necessário administrar a situação demonstrando através de fatos que sua função é importante e que através de seu trabalho a empresa pode prosperar. Pois tem cumprindo suas tarefas de forma correta e exemplar para trazer um melhor resultado para a empresa, buscando também o reconhecimento pelo seu esforço. É também favorável observar sua busca com relação ao aprimoramento do conhecimento com cursos, palestras e graduações, as quais também somam na hora de elaborar estratégias para introduzir em seu trabalho, para que possa além de reduzir custos trazer também lucro para a empresa.

   Em nenhum momento se deve falar mal de um colega, colocar que a remuneração do outro é maior que a sua e que as funções do outro são menos importantes que as suas, pois fazendo poderá passar a ideia de que não possui escrúpulos e que faria qualquer coisa ou passaria por cima de qualquer um para alcançar seus objetivos. Esses são fatores que trazem pontos negativos a negociação, pois se não á ética com relação aos colegas o que pode se pensar com relação às funções desempenhadas.

  Elogiar o grupo demonstra o quanto se importa com o bem estar das pessoas na organização e o quanto é importante trabalhar em harmonia; a empresa de certa forma pode ser vista como uma engrenagem que basta faltar uma peça ou ter uma peça estragada para que ela não funcione direito, trazendo assim prejuízo não só para o funcionário quanto para a empresa.

   Por fim, expressar a grande satisfação em trabalhar na empresa, repassar o imenso gosto das funções exercidas e finalizar agradecendo a atenção e pedindo para que o supervisor faça uma reflexão com mais calma e cautela referente à solicitação.


Introdução

Analisando o estudo de técnicas em negociação verificamos que ele esta presente diariamente em nossas vidas, podemos dizer que negociamos quase o tempo todo, quando estamos em família e temos que decidir por um simples programa, se torna necessário convencer os demais que seria o melhor a ser feito para todos, neste momento demonstramos todos os pontos positivos do programa em questão, vendo desta forma até nossos atos mais simples fazem parte de uma negociação. Sendo assim o tema de técnicas em negociação é fundamental para nosso desenvolvimento, seja intelectual, pessoal ou profissional de um individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (293.1 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com