TEORIA COMPORTAMENTAL- behavirismo
Resenha: TEORIA COMPORTAMENTAL- behavirismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 4/10/2013 • Resenha • 476 Palavras (2 Páginas) • 642 Visualizações
TEORIA COMPORTAMENTAL- behavirismo
Marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na organização, estudando a motivação humana (suas necessidades básicas), definindo estilos de administração, caracterizando as organizações como sistemas sociais cooperativos e como sistemas de decisões o processo decisório, abandonando as posições normativas e prescritas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
Proposições Sobre a Motivação Humana; Segundo os autores behavioristas, o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana ////
Hierarquia das Necessidades de Maslow:
apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência. Nessa hierarquia das necessidades (pirâmide de Maslow), encontram-se cinco níveis de necessidades:
1. Necessidades Fisiológicas: alimentação, sono e repouso, de abrigo, desejo sexual, etc.
2. Necessidades de Segurança: segurança, estabilidade, proteção contra a ameaça ou privação, e a fuga ao perigo.
3. Necessidades Sociais: necessidade de associação, participação, aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.
4. Necessidades de Estima: Envolvem a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração.
5. Necessidades de Auto-realização: necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia.
TEORIA ESTRUTURALISTA OU BUROCRÁTICA
Onde a organização é eficiente por excelência, e detalha passo a passo do que deve ser feito e como. Baseando em alguns princípios:
formalização; divisão do trabalho; hierárquie; competência técnica e meritocracia
ABORDAGEM SISTÊMICA
É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior.e. Ele se preocupa com o globalismo e com a totalidade, o tipo de visão voltada para o todo que denominamos como abordagem sistêmica.
A cibernética foi um movimento criado por Norbet Wiener ao redor de 1943, para esclarecer as chamadas “áreas brancas do mapa da ciência”. Este movimento teve a reunião de uma equipe de cientistas de diversas especialidades, cada autoridade em seu campo, mas com razoáveis conhecimentos nos campos dos seus colegas.
Definição de cibernética, é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências, isto é, oferece sistema de organização e de processamento de informações e controles que auxiliam as outras ciências.
...