Teoria Comportamental
Casos: Teoria Comportamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Uotson • 12/6/2013 • 6.642 Palavras (27 Páginas) • 836 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO …............................................................................…..,........04
2. ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL …..........................................07
3. TEORIA COMPORTAMENTAL NAS ORGANIZAÇÕES............................... 08
4. MOTIVAÇÃO HUMANA …........................................................................... 09
4.1. HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW.................................09
5. TEORIA DE FREDERICK HERZBERG.........................................................14
5.1. FATORES HIGIÊNICOS ............................................................................14
5.2. FATORES MOTIVACIONAIS......................................................................15
6. TEORIA X E TEORIA Y …............................................................................ 18
6.1. A TEORIA X E Y NAS DIFERENTES CONCEPÇÕES …......................... 20
7. TEORIA DAS DECISÕES …........................................................................ 21
7.1. DECORRÊNCIAS DA TEORIA DAS DECISÕES ....................................22
8. PROCESSO DE ANÁLISE E ESCOLHA ….................................................. 23
9. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL …................................................24
9.1.CONFLITO ENTRE OS OBETIVOS ORGANIZACIONAIS E OBJETIVOS INDIVIDUAIS …................................................................................................24
9.2. INTERAÇÃO ENTRE COLABORADORES E ORGANIZAÇÃO …........... 25
10. PROCESSO DECISORIAL ….....................................................................26
10.1.ETAPAS PARA O PROCESSO DECISORIAL …...................................... 26
11. RELAÇOES DE INTERCÂMBIO ….............................................................27
11.1. INCENTIVO A COOPERAÇÃO …........................................................... 27
12. SISTEMAS DE LIKERT …...........................................................................28
13. CRITICAS À TEORIA COMPORTAMENTAL …..........................................30
14. CONCLUSAO …..........................................................................................32
15. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS …........................................................33
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar, definir e caracterizar a mais democrática das teorias administrativas que é a Teoria Comportamental, bem como suas origens e idéias principais, suas teorias, principais autores, além de críticas e aplicações no nosso cotidiano.
Torna-se fundamental o conhecimento e o estudo do comportamento humano em relação ao trabalho, motivação, reconhecimento e relacionamentos em equipes, para assim compreendermos o comportamento dos indivíduos dentro das empresas, incluindo as influências e o que dizem os grandes pensadores da administração, que tratam do comportamento humano.
A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar o comportamento organizacional. O administrador deve conhecer as necessidades humanas para compreender o comportamento humano e utilizar a motivação como meio para melhorar a qualidade de vida nas organizações.
Podemos afirmar que o ser humano recebe orientações (educação) na sua infância que irá formar o seu caráter ou a sua maneira de ser. Tendo em vista que as pessoas estão sempre procurando outras pessoas para se inspirar, ou procuram sempre coisas que o confortam para conseguir sua satisfação. Sabendo que uma pessoa que seja inteligente e disciplinada, que cumpre seus horários e seus compromissos, aprendeu desde a sua infância o que ela pode fazer, e o que ela não pode fazer; sendo assim, uma pessoa que aprendeu a dar valor a obediência, que respeita os espaços das outras pessoas, fica condicionada a respeitar seus outros companheiros de trabalho e procura sempre respeitar as normas da empresa em que é empregado. Sendo assim é de conhecimento de toda organização que ela tem que estar preparada para enfrentar diversos tipos de problemas diferentes.
Da mesma forma que um trabalhador tem um bom convívio dentro da sua empresa, ele também pode ter problemas ou causar problemas para si e para os seus companheiros de trabalho. Uma pessoa que vive em constante conflito dentro da sua casa, ou que, desde criança já convive com problemas, pode apresentar na maioria da vezes problemas para a empresa também. A empresa tem que saber trabalhar e incorporar esse funcionário em sua organização, fazer com que o funcionário veja a empresa como uma forma de prazer e um lugar que poder proporcionar a ele um futuro melhor do que ele está acostumado a conviver.
O fator educacional tem grande importância na formação do caráter do individuo. Na sua educação o individuo aprende a respeitar as barreiras dos seus colegas e aprende que sem o respeito ao próximo ele não irá obter sucesso. Um individuo que entende e respeita o próximo, ganha mais um aliado para o combate aos problemas organizacionais, e sempre terá amigos para ajudá-lo em suas dificuldades.
Além das dificuldades que ele terá devido as suas influências educacionais, ele deve aprender a superar esses problemas já que ele tem necessidades sociais que as vezes o diferencia dos demais companheiros, pois uns seguem uma religião, outros tem time preferido, grupos de amigos que se relaciona melhor, companheiros de escola, etc., todos são diferentes e tem gostos diferentes, o que agrada uma pessoa, pode não agradar a outra. O gosto e o entrosamento de cada pessoa são os fatores que irão determinar sua permanência ou seu desligamento em um determinado local de trabalho. A falta de companheirismo e amizade são fatores que determinarão o afastamento de determinados funcionários, principalmente aqueles que não conseguem se relacionar com companheiros
...