Tabela
Pesquisas Acadêmicas: Tabela. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lidiane1004 • 24/4/2013 • 2.146 Palavras (9 Páginas) • 744 Visualizações
ETAPA 1 – INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO
Nome da Empresa: Sappataria
Razão Social: Colares e Lima ME
Sócios: Maurício Colares e Beatriz Barbosa Lima.
Endereço: Rua Tiradentes, 54. Brigadeiros, Florianópolis, SC. CEP: 88.040 – 700
Fone/Fax: (48) 334-0876
Pessoa para Contato: Maurício Colares. Rua Nilo Barbosa, 1254. Trindade, Florianópolis/SC.
CEP: 88.040-698.
ETAPA 2 – DESCRIÇÃO GERAL DO NEGÓCIO
O que a empresa faz ou pretende fazer: a empresa pretende vender sapatos, bolsas e cintos para a classe média, tendo por propósito desenvolver parcerias com as indústrias permitindo que, futuramente, venda modelos exclusivos.
Baseado em quais competências/experiências/tecnologias: a empresa se utilizará da experiência de um dos proprietários, que trabalha como gerente do setor de compras em uma grande rede nacional de varejo, coordenando uma equipe formada por 25 pessoas. Ao longo de sua experiência profissional procurou conhecer a fundo o setor de calçados, atualizando-se a respeito das principais tendências do mercado.
Estimulado por quais tendências de mercado: atualmente, devido a grande quantidade de materiais utilizados na fabricação de calçados, o seu preço real diminuiu, permitindo que as pessoas comprem em maior quantidade. Além disso, a moda hoje é mais volátil, o que faz muitas vezes com que o cliente deixe de usar um calçado porque está ultrapassado e não porque deixou de servir ou está estragado.
Descrição do Mercado de Forma Abrangente (macro):
• Concorrentes: a empresa terá como concorrentes diversas lojas em toda a grande Florianópolis, sendo que muitas delas vendem somente produtos de uma marca (Franquia) e outras são multimarcas. Ao todo são 6 lojas no centro e 4 lojas em shopping centers.
• Clientes: a clientela é bem diversificada, pois a loja pretende vender calçados masculinos e femininos. Outro fato importante é que a loja se concentrará na venda de sapatos que correspondem ao estilo esporte-fino e social.
• Fornecedores: os fornecedores de produtos compreendem às diferentes empresas do ramo calçadista de todo o Brasil, cujos produtos estiverem dentro da margem de preço e estilo que a loja pretende trabalhar.
• Mensuração da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima uma venda mensal de 1.000 pares de calçados.
• Segmento específico em que compete ou pretende competir: inicialmente, será instalada uma loja situada no centro da cidade, buscando atingir as pessoas que lá trabalham e transitam nas proximidades.
Comportamento do mercado em termos de
• Crescimento: é um mercado que tem crescido consideravelmente, devido ao fato de que, atualmente, o calçado passou a ser considerado como um acessório de moda, tanto masculino quanto feminino.
• Lucratividade: a lucratividade do setor varia de acordo com o tipo de produto vendido. Para os produtos mais tradicionais, assim como para os calçados masculinos, a lucratividade alcançada é maior. Já para os produtos regidos pela moda, que se dá principalmente nos calçados femininos, a lucratividade é pequena.
Características principais do mercado em termos de:
• Preço praticado: os preços praticados pelas lojas de calçados são muito variados. Dependendo do local em que está situada a loja e das grifes com as quais trabalha os preços têm forte variação.
• Formas de vendas: as lojas de calçado trabalham com vendas no varejo, nas quais o pagamento costuma ser parcelado de duas a seis vezes, sendo cobrados juros em torno de 3% (três por cento) ao mês.
• Distribuição: os produtos são comercializados nos pontos de venda.
• Assistência: as lojas de calçados não costumam oferecer qualquer garantia própria, a não ser a oferecida pelo próprio fabricante. Entretanto, essas garantias costumam ser concedidas apenas por empresas calçadistas que têm seu nome reconhecido no mercado, como as empresas franqueadoras, por exemplo.
• Existência de soluções tecnológicas diferenciadas: as empresas mais destacadas no segmento calçadista oferecem serviços extras, como equipamentos que permitem colocar calçados novos na fôrma, amaciando-os antes que sejam usados. Entretanto, são poucas as empresas que oferecem esse tipo de serviço. Ele costuma ser oferecido pelas grandes cadeias de lojas do setor.
• Estratégias de marketing: a estratégia de marketing mais utilizada é a liquidação de produtos, seguida pela panfletagem e a divulgação em jornais.
• Principais concorrentes: os principais concorrentes são as lojas: SASDA, DONATELLI, ARETE, ARIZZA e MrCut´S.
• Áreas de conhecimento em que a empresa tem experiência e capacitação: o proprietário da empresa tem amplo conhecimento do setor, acompanhando sua evolução ao longo dos últimos 5 (cinco) anos.
• Tecnologias/habilidades dominadas pela empresa: além do conhecimento do setor de calçados, o segundo sócio da empresa tem muitos cursos e experiência na área de gestão de pessoas.
• Áreas de conhecimento correlatas ou complementares em que a empresa atua ou pretende atuar ou está iniciando capacitação: futuramente, a empresa pretende atuar com uma marca própria, terceirizando a fabricação de seus produtos. Também pretende produzir calçados customizados, necessários para pessoas que apresentam alguma deformação nos pés ou necessitem de um produto diferenciado para ocasiões especiais.
• Tecnologias/habilidades que a empresa desenvolveu, pretende desenvolver ou está desenvolvendo: a empresa enfatizará a excelência no atendimento aos clientes, além de procurar conquistar equipamentos e tecnologia que permitam customizar alguns produtos.
• Tendências tecnológicas, em termos de volatilidade/obsolescência da tecnologia e proliferação/padronização: como a tecnologia básica envolve a produção de calçados, o comércio não tem forte influência na obsolescência tecnológica da indústria. Entretanto, o ponto comercial precisa ser periodicamente remodelado, acompanhando as tendências do setor varejista, tendo em vista apresentar sempre a sensação de modernidade, muito apreciada em negócios nesta área.
• Principais formas e fontes de capacitação e acesso a tecnologias que a empresa utiliza: a empresa tem como
...