Tecnologia da informação
Por: lbsppinheiro • 20/9/2015 • Projeto de pesquisa • 682 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
- Segundo o texto de Marcio Araújo Olivério, a experiência com relação ao tempo e espaço transformam-se de acordo com o surgimento de novas tecnologias. Com isso é cabível dizer que a tecnologia se tornou um divisor de águas, ou seja, é a grande responsável pelo avanço da sociedade civil, tornando-se cada vez mais presente e operante no cotidiano da população. A tecnologia esta cada vez mais presente na vida social das pessoas, isso de maneira expressiva e significativa, pois todo esse composto integrado e a popularização das redes sociais, permitiu que a internet se tornasse um ícone na relação entre a comunicação e a tecnologia. Além da facilidade ao acesso, o texto A Relação entre a Tecnologia e a Comunicação, ARAUJO, Marcio, cita “uma disjunção entre o espaço e o tempo”, que significa a velocidade da comunicação, através da Internet 3G, 4G, WiFi, Mobile, Laptops, Tablets... Que se tornou capaz de estabelecer mutua conexão entre indivíduos.
- Embora haja um aumento significativo na quantidade de pessoas que têm acesso à internet, ainda assim, a tecnologia não está plenamente disponível ao conjunto da população, justamente por isso que Veloso afirma que “o uso das tecnologias, em grande parte, está vinculada à satisfação de interesses de grupos e segmentos dominantes”. Os grupos de interesse utilizam essa tecnologia visando a substituição dos trabalhadores, buscando – cada vez mais – agilidade no processo mercadológico, para assim, gerar mais lucros em curto espaço de tempo.
O mercado de tablets e celulares é um mercado bastante expansivo, o uso de tecnologias associadas à comunicação e interação social, estimula a compra de produtos cada vez mais caros e sofisticados. Em razão do mercado promissor do ramo tecnológico, as empresas dominantes, a todo tempo, disputam espaço no mercado, elevando a qualidade e a eficácia das ferramentas tecnológicas. Existe um planejamento estratégico por detrás de toda tecnologia exposta à sociedade e os maiores beneficiados com essa tecnologia, na maioria das vezes, são os grupos dominantes.
- O avançado processo tecnológico resultará na ausência de bases materiais que, antes, viabilizavam o acesso à internet e, após o referido processo de ideologização e sublimação, se tornará algo inerente na vida do ser humano. É possível que, com a evolução da tecnologia, não se fará necessário a existência do acesso material para estar, de fato, inserido no contexto tecnológico. As conexões estarão presentes em todos os lugares e essa tecnologia não terá relação com o tempo, espaço e causa. No trecho: “tornando-a uma entidade suspensa no espaço, sem causa, nem relações temporais” permite a interpretação de que a tecnologia fará parte da essência do ser humano e por tal motivo se tornará imperceptível.
4- O poder tecnológico é tão vasto que durante os anos ele foi e é o principal responsável pela transformação das formas de relacionamento social. Ou seja, a tecnologia promove um vasto campo de inovações, o que aguça a curiosidade humana. Não bastasse a velocidade da comunicação, hoje também existe uma interação ainda superior conhecida como aplicativos, a exemplo do googlemaps, que atua como um GPS fornecendo todos os dados precisos de um determinado local, assim também como os aplicativos de relacionamento,Viber, Instagram, Tinder, Whatssap e afins. Esses exemplos revelam um acervo de inovações, que vai dos aplicativos mais operacionais como o Maps até os mais dinâmicos como o Viber. Ao longo dos anos se deu de forma gradativa, e cada avanço foi crucial para que nos tempos atuais a tecnologia da informação pudesse ser tão presente na vida das pessoas. Por tudo isso é de suma importância afirmar que o telégrafo, o bip, a máquina de escrever, os disquetes, o Nokia 2146 e muitos outros, foram aparelhos tecnológicos fundamentais para o surgimento de uma tecnologia de alto nível como os smartphones, notebook, Macbook, chip, pen drive e muitos outros que evidenciaram uma profunda mudança na convivência da sociedade civil. Assim também afirma Marcio Araujo quando diz; “Com a popularização do acesso à Internet, mais especificamente dos aparelhos mobile e tablets, constata-se uma nova relação no ambiente social, interferindo não só na questão temporal e espacial, como também na formação de sentidos.”
...