Teoria Da Administração
Artigo: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pilar2013 • 28/9/2013 • 1.582 Palavras (7 Páginas) • 234 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esta Atividade Prática supervisionada tem por objetivo, identificar na história da humanidade, quando e que forma surgiram os primeiros vestígios da administração, quando ocorreram e para que fossem úteis para o desenvolvimento da vida. Identificando os problemas as quais essas teorias pretendiam solucionar.
As características marcantes de Taylor contribuíam para a época às abordagens humanísticas, Neoclássica e estruturalista da administração.
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, sendo que podemos colocar como característica para essa definição:
-Dá maior ênfase ao elemento humano;
-Focalizar a atenção nos resultados a serem alcançados, incluir objetivo invés de atividades;
Concluindo: administração é o processo planejar, organizar, dirigir e controlar – segundo Fayol.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................. 01
PRIMÓDIOS DA ADMINISTRAÇÃO......................................... 02
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO............................ 03
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DA TEORIA CLÁSSICA........ 04
REPRESENTANTE...................................................................... 05
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.................................... 06
TEORIA NEOCLÁSSICA........................................................... 07
CARACTERÍSTICAS BÁSICA.................................................. 08
TEORIA DA BUROCRACIA..................................................... 09
TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO................... 10
TEORIA CONTINGENCIAL/ IMPLICAÇÕES ÉTICAS.......... 11
ÊNFAZES NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE, A ADMINISTRAÇÃO HOJE E TENDÊNCIAS PARA O FUTURO E O CONTEXTO DAS EMPRESAS: AMBIENTE TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA......................................................................... 12
CONCLUSÃO.............................................................................. 13
BIBLIOGRAFIA.......................................................................... 14
PRIMÓDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Os principais fatos que caracterizam os primórdios da administração estão os fatos históricos, políticos, sociais e econômicos.
As organizações estavam voltadas para o artesanato em pequenas oficinas. Era tudo diferente dos dias atuais.
Grandes filósofos influenciaram para o futuro da administração moderna como:
-Sócrates, cita a administração como habilidade pessoal.
-Platão, compara administração com a forma de negócios públicos.
-Aristóteles, organizações do estado de formas governamentais.
No período histórico de grande destaque para as artes e outras ciências, trouxe ajuda em forma de métodos de produção diferenciados, para melhorar o controle que existiam.
A administração passou a ser de fundamental importância para a vida e para as organizações. A tecnologia da informação passou a ter domínio, produzindo avanços tecnológicos, modernizando suas estruturas. (CHIAVENATO, 2003).
No século XX, trouxe consigo uma grande quantidade de teorias administrativas, as mais importantes segundo Chiavenato, 2003.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Fundamentada na escola denominada Administração Científica, veio para trazer o crescimento acelerado das empresas e aumentar a produção de bens, reduzindo a imprevisão e aumentando a competitividade.
Evitar desperdício de materiais e programar a economia de mão-de-obra.
2.1 Principais Fundamentos da Teoria Clássica
-Divisão de tarefas, visando obter ganhos produtivos.
- Escola da Teoria Clássica, tem ênfase na estrutura organizacional (segundo CHIAVENATO-2003), receber esse nome devido ao período anterior à mesma ter sido bastante empírico.
2.2 Representantes:
FREDERICK WINSLOW TAYLOR – Fundador da administração Científica nasceu na Filadélfia- EUA, foi educado com forte disciplina e devoção ao trabalho, foi operário e chegou a ser engenheiro.
Defendeu a seleção científica do trabalho, tempo-padrão, o trabalhador deve atingir a produção padrão exigido pela empresa, plano de incentivo salarial trabalha em conjunto, divisão do trabalho ênfase na eficiência. (FERREIRA RT AL, 2002, p.16).
Seus seguidores:
HENRY FORD, Segundo Maximiano, 2007 foi um dos responsáveis pelo avanço empresarial, diminuindo custos e tempo de fabricação.
HENRY FAYOL – Pensador e autor em um dos fundadores da Teoria Clássica, engenheiro francês, publicou o livro “Administração Geral e Industrial”, divulgando suas ideias que eram ao contrário de Taylor.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Em 1924, a Academia Nacional de Ciências, dos Estados Unidos, fez uma pesquisa de verificação da produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dos princípios da Administração Científica.
...