Teoria Da Administração
Trabalho Universitário: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VivianeFerreira • 16/3/2014 • 8.969 Palavras (36 Páginas) • 320 Visualizações
Curso Técnico em Administração
Profa: Cíntia Pinho
Teorias Administrativas
1. INTRODUÇÃO À TGA (Teorias Gerais da Administração)
O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção ou prestação de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro das organizações. Todas as organizações são compostas por recursos não-humanos e humanos. A vida das pessoas depende das organizações, que dependem do trabalho daquelas.
As pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro dessas organizações, que são heterogêneas e diversificadas, possuem diferentes tamanhos e objetivos. Existem aquelas lucrativas (empresas) e as não lucrativas (igrejas, exército, serviços públicos, ONGS, etc).
Estas organizações, ao atingirem certo porte, precisam ser administradas. Mas o que é realmente administração? É um grupo de pessoas de tomam decisões ou são as próprias decisões? Caso contrário as decisões, são somente os níveis mais altos da direção de uma organização os únicos responsáveis?
1.1 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO
"Um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma organização" (Kwasnicka, 1995).
"O processo que tem como finalidade garantir a eficiência (processos adequados) e a eficácia (produtos, resultados esperados) de um sistema". (Maximiano, 1995).
"Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação". (Chiavenato, 1998).
1.2 TGA
A Teoria Geral da Administração é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração e sua aplicação nas organizações.
Então por que estudar TGA?
O estudo desta disciplina irá proporcionar os seguintes benefícios:
1 - Conhecer os temas que envolvem a ciência da Administração;
2 – Favorecer a empatia e identificação com áreas profissionais (RH, MKT, ATENDIMENTO, FINANCEIRO etc.);
3 – Aplicação das técnicas e princípios na resolução de problemas organizacionais e, até mesmo, pessoais.
Em meio a estes conceitos, existem três habilidades do Administrador: Técnica, Humana e Conceitual, sendo na última a maior contribuição da TGA.
A TGA estuda a administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e interdependência dessas variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente, os quais constituem os principais componentes de estudo.
Eles se relacionam e influenciam uns aos outros e a sua adequação e integração de forma eficaz é um dos desafios da administração.
1.3 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A palavra administração sofreu uma grande mudança em seu sentido. Significava: “ad”- tendência para e “minister” – obediência, ou seja, prestar serviço à outro. Hoje sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-lo em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.
O significado e o conteúdo da administração sofreram uma formidável ampliação e aprofundamento ao longo dos anos e através de diferentes teorias.
ÊNFASE TEORIAS ANO AUTOR ENFOQUES
Nas Tarefas Administração Científica 1903 Taylor Racionalização do trabalho operacional
Na Estrutura Da burocracia 1909 Weber Organização formal burocrática e racionalização organizacional
Clássica 1916 Fayol Organização formal
Estruturalista
1947
Weber Múltipla abordagem: Organização formal e informal, análise intra-organizacional e interorganizacional
Neoclássica 1954 Princípios gerais da administração e funções do administrador
Nas Pessoas
Das relações humanas
1932
Mayo Organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmicas em grupos.
Comportamental
1957 Estilos de administração, teoria de decisões, integração dos objetivos individuais e organizacionais
Do desenvolvimento organizacional
1962 Mudança organizacional planejada e abordagem do sistema aberto.
No Ambiente
Estruturalista
1947 Análise intra-organizacional e ambiental
Abordagem de sistema aberto
Da contingência 1972 Análise ambiental (imperativo ambiental) e abordagem de sistema aberto
Na Tecnologia Da contingência 1972 Administração da tecnologia (imperativo tecnológico)
1.4 PERSPECTIVAS DA ADMINISTRAÇÃO
A administração já pode ser considerada como um fenômeno universal no mundo moderno. Isto porque a cada dia são executadas diversas atividades administrativas em milhares de empresas, embora ainda tenhamos diversas empresas atuando sem o mínimo conhecimento administrativo.
Nesse sentido, encontramos aqueles profissionais egressos e promovidos de áreas mais técnicas como a medicina, turismo, etc. Esses profissionais já ocupam em muitas empresas, cargos de gerentes ou coordenadores.
...