Teoria Da Administração
Monografias: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: denizer • 2/1/2015 • 5.756 Palavras (24 Páginas) • 373 Visualizações
1. Qual a importância da idéia de Administração como prática social para o estudo da Administração Pública?
A ação e o trabalho gerenciam são praticas social; ou seja, devem ser compreendidas a partir da inter-relação dos planos organizacional, comportamental e com o contexto da sociedade. Assim, para melhor administrarmos, devemos: entender de técnicas de gestão, perceber a organização como um campo complexo de disputa de poder entre grupo ou pessoas; e compreender que uma organização está inserida em um contexto maior de conflitos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos de uma dada realidade e que influenciam no dia a dia da gestão e dos resultados a serem alcançados. Alem disso, a Administração Publica deve ser praticado com responsabilidade social, isto é, deve estar dirigida para satisfazer as expectativas da sociedade em termos de respeito ás leis, aos valores éticos, ás pessoas, á comunidade e ao meio ambiente.
2- Qual a diferença entre Administração Pública e serviço público?
A Administração pública é o conjunto de atividades e entidades ligado ao Estado•que objetivam a execução de tarefasou incumbências que sejam de interesse público. O
serviço público é todo o serviço prestado pela Administração Pública sob normas e controles
estabelecidos pelo Estado para atender as necessidades da sociedade ou os próprios interesses
do Estado.
3. Explique os conceitos de governabilidade e governance.
- Governabilidade está relacionada à articulação do governo ao sistema político de uma sociedade, envolvendo seus sistemas institucionais, atores políticos e econômicos na participação de diversos processos decisórios das ações do poder público. Em outras palavras é a capacidade do governo identificar as necessidades da sociedade e traçar políticas públicas que gerem resultado.
- Governance está relacionado a capacidade do governo gerir e conduzir uma sociedade. Isso envolve a capacidade de avaliar, definir e implantar políticas públicas para atingir os objetivos coletivos.
Enquanto o primeiro diz respeito a integrar o governo com os diferentes agentes econômicos que compõe uma sociedade nos processos decisórios para identificar e criar políticas públicas para o alcance dos objetivos coletivos, legitimar e oferecer suporte às suas ações, o segundo conceito está ligado a competência e qualidade do governo para conduzir suas políticas e em como ele vai conduzir.
4- Procure identificar, no plano municipal, como se estrutura a Administração Pública.
Depois, observe a sua composição e seus planos de ação (prioridade das políticas de
governo, objetivos, metas etc.). Mostre como se caracterizam as questões da governança e governabilidade.
No plano municipal a Governabilidade pode ser notada a partir dos canais que o
governo cria para trocar informações com a sociedade e identificar os principais problemas e necessidades da coletividade. As Regionais nos bairros, o presidente do bairro, as associações municipais e os canais eletrônicos são mecanismos que permite o governo identificar essas necessidades. A partir do levantamento dessas necessidades o governo vai estabelecer as prioridades com base no que ele acha ser mais importante para colocarem prática as políticas públicas e atingir os seus objetivos, isso seria a governança. O que acontece em muito das vezes é uma má governança, o governo envolvido em escândalos e a falta de competência em analisar as reais necessidades da sociedade, a fim de priorizá-las e criar e implantar políticas públicas efetivas. O governo colocando em prática políticas envolvendo interesses próprios. Essa má governança faz com que o governo venha perdendo a legitimidade e a confiança da coletividade. Em um período mais recente o governo começou a trabalhar na preparação e qualificação de seu corpo funcional, de forma a melhorar a gestão pública, um exemplo é a própria criação dessa disciplina.
5- A Lei Federal n. 10.257/2001, denominada de Estatuto das Cidades, define, em seu Capítulo IV, que as cidades devem garantir a sua gestão democrática por meio de órgãos colegiados de política urbana; debates, audiências, conferências e consultas públicas para assuntos de interesse urbano, bem como a possibilidade da proposição de projetos de lei de iniciativa popular para o desenvolvimento urbano. Propõe, ainda, a instituição do orçamento participativo democrático e a obrigatoriedade de um Plano Diretor Urbano para cidades com mais de vinte mil habitantes. A partir dessa legislação, como você avalia a governança na gestão pública de sua cidade? E a prática da governabilidade democrática? Descreva como se dão esses fenômenos. Provavelmente esta visibilidade vai ajudá-lo em seu futuro como gestor público!
Em minha opinião a governança aqui em Alto Araguaia apesar de atender algumas
necessidades da sociedade através de políticas públicas como: os programas de preparação para PISM/vestibular gratuito; programas de assistência social como o CRAS, JOVEM APRENDIZ que visa a capacitação de jovens e adolescentes para inserção no mercado de trabalho; creches para famílias de baixa renda e outros, ela possui muitas falhas que ao meu ver não deveriam existir. Acredito que muitas ações da Administração de Alto Araguaia são medidas paliativas, visando solucionar conseqüências ao invés das causas raízes de alguns problemas.
Existem ainda ações da Administração Pública sem explicação que são apenas para atender interesses internos. Mas, que não são mostrados a sociedade. Acho que há muita irregularidade, mais difícil de comprovar. Entretanto, Alto Araguaia é uma cidade limpa, eles identificam as necessidades, resolvem os problemas. O que percebo é a elaboração de algumas políticas públicas para atender necessidades emergências, ganhar visibilidade e falar que governa para o povo, enquanto na verdade esta apenas maquiando a gestão. Existem muitos jogos de interesses internos que influenciam na governança.
6- Descreva o que você entende por dominação e qual a relação deste conceito com a Administração Pública?
Assim, a dominação pode ser entendida como sendo um tipo especial de poder cujos dominantes acreditam que tem o direito de exercício do poder, e os dominados
...