Teoria Da Administração
Casos: Teoria Da Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaraRios • 25/3/2015 • 667 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
A capacidade de administrar esteve evidente durante a evolução humana desde há muito tempo, permeando a história das cidades, dos governos, dos exércitos e das organizações religiosas. As evidências demonstram que já há pelo menos cinco mil anos, as civilizações praticavam o que hoje chamamos de conhecimento administrativo. Entretanto, foi a partir da Primeira Revolução Industrial (1780-1860) e da Segunda Revolução Industrial (1860-1914), que as teorias da Administração começam a se formar com os estudos desenvolvidos em grandes indústrias, o que fez alterar radicalmente a forma de produção. Por isso, a transição do século XIX para o século XX é considerada o marco do surgimento da administração enquanto ciência, cujas transformações criaram profundo impacto na forma de se fazer as coisas, como ocorre com mudanças de paradigmas intensas.
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A teoria administrativa percorreu terras no decorrer do século XX . a primeira foi a previsibilidade da era clássica (com a Administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia e teoria das relações humanas). A segunda foi o início da mudança, com a era neoclássica (com as teorias neoclássicas, estruturalistas e comportamental, redimensionando as teorias anteriores, além da teoria de sistemas e da contingência).
2.1.1 Abordagem Clássica da Administração
A Abordagem Clássica da Administração é marcada pelos trabalhos desenvolvidos pelos seus principais representantes: Taylor e Fayol. Seu surgimento também está associado aos problemas emergentes das grandes indústrias, quando não se sabia ao certo como fazer as coisas acontecerem de modo criterioso e eficiente. Ainda, o mundo passou por profundas transformações, o que demandava o desenvolvimento de novos conhecimentos para lidar com estas mudanças.
Taylor publicou os resultados de seus estudos em 1911, na obra intitulada Princípios da administração Científica, possibilitando, assim, o estabelecimento do marco da Administração como área do conhecimento, e seu legado vem, até hoje, contribuindo com a Administração das empresas que demandam a aplicação de seus pressupostos.
Na Europa, o também engenheiro francês Henri Fayol (1841-1925) desenvolveu seus estudos com a principal preocupação de organizar a empresa, criando uma estrutura, inserindo a figura do Administrador profissional na gestão das grandes indústrias. Fayol, primeiramente dividiu a empresa em cinco funções: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. Depois propôs, as funções do administrador: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
O estudo do engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915) contribuiu de modo muito importante para a formação das teorias da Administração, sendo sua principal preocupação a tarefa. Taylor defendeu e colocou em prática técnicas de racionalização do trabalho (divisão de trabalho – especialização do trabalhador, estudo de tempos e movimentos, seleção e treinamento de operários) a partir da ideia da “melhor forma de se fazer as coisas” e, ainda, defendia a supervisão “mão-firme”, porque, a seu ver, os trabalhadores eram indolentes e preguiçosos,
...