Teoria Das Organizações
Seminário: Teoria Das Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/9/2014 • Seminário • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Teoria das Organizações
Curso: Administração VI
Professor: Rejane Roecker
Nome do aluno: Marcelo da Silva Nunes
Data: 11/08/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Para realizar essa avaliação a distância, primeiramente você deve assistir a uma reportagem do Jornal Minas 2ª edição - Rede Globo, apresentada em 11/05/2006, a respeito das atividades do SEBRAE de Minas Gerais para ampliar ações de planejamento nas empresas.
O vídeo está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6A4II9ZnUqI.
1. O desempenho e o sucesso do trabalho do administrador requerem que algumas habilidades e competências sejam utilizadas.
Para Chiavenato, as competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. Nesse sentido, para que o administrador seja bem sucedido deve desenvolver três competências duráveis: o conhecimento, a perspectiva e a atitude.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
A reportagem apresentada no Jornal Minas aborda o caso de dois empresários que são administradores de seus negócios: Uriel Soares Santiago e Luciana Hottberg. Com base no relato desses empresários, é possível analisar e identificar a utilização de uma ou mais competências do administrador.
Escolha o caso de um dos administradores que apareceram no vídeo e apresente qual(is) competência(s) você identifica no relato apresentado. Justifique sua análise a partir dos conceitos das competências discutidos no livro didático da disciplina.
R: O caso da administradora Luciana Hottberg
Bom, apesar de o vídeo ser relativamente curto para identificar as possíveis competências do administrador, o mesmo devido a sua objetividade e direcionamento, conseguem transmitir estas competências.
No exemplo da Lucian Hottberg, pude observar, salve melhor juízo, as competências do CONHECIMENTO e PERSPECTIVA, fundamentados nas seguintes idéias:
1. Pelo fato dela ter buscado e/ou ter usado mecanismos para aquecer seu negócio e garantir a lucratividade, isso é ganho de conhecimento, pois com isso, ela passou a ter mais informações, conceitos, idéias, experiências e aprendizagens a respeito de sua especialidade, para não ficar ultrapassado diante do mercado tão globalizado e competitivo; e
2. Ainda observei que em dado momento da entrevista, ela fala em abrir uma nova loja, isso é uma perspectiva, que significa olhar para o futuro, porque o presente está muito bem sólido, pois tem uma visão de expansão, pois com a ajuda do programa ela pode mapear seu negócio, ter uma visão mais ampla e clara, em que setor investir e o quanto ela pode investir, tudo isso porque ela teve a capacidade de colocar o conhecimento em prática, transformou a teoria em realização, aplicou o conhecimento para planejar, organizar, dirigir e controlar sua empresa de maneira mais eficiente.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)
2. Em uma visão processual da Administração, sabe-se que o administrador precisa atuar continuamente nas quatro funções administrativas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.
Na reportagem é apresentado um software de gestão disponibilizado pelo SEBRAE, visando auxiliar o trabalho de planejamento de empresas mineiras. A administradora de uma loja de confecções, Luciana Hottberg, utiliza o software fornecido pelo SEBRAE e comenta sobre as facilidades para o seu trabalho. O uso desse software pode trazer incrementos interessantes para a administração das empresas, tais como, facilitar os cálculos de lucratividade e disponibilizar uma quantidade maior de dados para o trabalho do administrador.
Supondo que você esteja no lugar de Luciana, que ações você poderia tomar para a implementação das demais funções administrativas (organização, direção e controle)? Em sua resposta você pode considerar as vantagens do uso do software para as outras funções administrativas ou buscar novas ideias.
Bom, partindo do princípio do uso do software, pois este programa disponibiliza uma grande quantidade de dados para o trabalho da Luciana, então vou utilizá-los para as demais funções.
ORGANIZAÇÃO: De posse destes dados a administradora poderá, por exemplo, dividir as tarefas dentro da empresa, pois desta forma o empregado ficará mais produtivo, hierarquizar as funções dentro da empresa, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos de forma eficiente;
DIREÇÃO: É sem dúvida a mais difícil e complexa das funções, tendo em vista que, está intimamente relacionado às pessoas, pois é extremamente dinâmica e ocorre em todos os níveis da empresa, por exemplo, de posse das informações sobre o rendimento de seus empregados, ela pode voltar mais atenção para o setor onde está aquém dos demais, direcionando mais atenção para esses funcionários, ver se estão insatisfeitos e/ou outro problema, para solucionar e motivá-los a realizarem as atividades essenciais ao atendimento dos objetivos da empresa; e
CONTROLE: É uma forma dentre o quais posso citar: ter um maior controle de materiais para se evitar desperdício e/ou perda e também para assegurar que os objetivos da empresa e os planos delineados para alcançá-los sejam realizados, pois desta forma todos desde o administrador, do presidente ao supervisor, certificam-se de que aquilo que é feito está de acordo com o que se pretendia fazer.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (4,0 pontos)
3. Ao abordar o planejamento, tema discutido no vídeo, não podemos deixar de destacar a posição da abordagem clássica da administração, que é precursora do tema. Pode-se verificar que os conceitos de planejamento para Taylor e para Fayol são diferentes, como exposto no quadro abaixo.
Com base nos conceitos apresentados acima e todas as considerações sobre a abordagem clássica estudadas na disciplina, justifique o porquê da distinção da visão de planejamento para cada um dos autores.
Bom, Taylor tinha a preocupação de tentar eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador e dava incentivos com gratificações para o operário produzir mais.
Já para Fayol, as funções da empresa são repartidas em seis, nas quais a Administrativa engloba as funções universais da Administração que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Essas funções também se estendem nas outras cinco esferas como uma técnica para estruturar a empresa.
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo.
Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)
OBS.: As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT. Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências.
...