Teoria Das Organizações
Dissertações: Teoria Das Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emersonyudi • 11/11/2014 • 11.883 Palavras (48 Páginas) • 164 Visualizações
Introdução:
Este Artigo mostra a importância do uso das teorias organizacionais, para que possam se aplicados em diversas áreas organizacionais. O objetivo deste trabalho também é mostrar como funciona uma estrutura organizacional e como ela pode ajudar no desenvolvimento de uma empresa. Mostra também as teorias das organizações relacionadas à empresa Cocamar e as mudanças organizacionais que ela teve, com passar do tempo, de sua atividade empresarial.
Revisão:
1. Os impactos das Organizações:
Esse capítulo está focado nos ambientes organizacionais entre si, sendo ele interno ou externo. A partir da análise dos ambientes externo e interno, a empresa pode confrontar as informações e cruzar oportunidades e ameaças. Também trata de explicar os impactos sociais, mostrando o que deve ser feito ou evitado para que não prejudique a organização, através da mudança organizacional.
1.1 Característica da Organização:
A característica da organização é organizar as atividades da empresa, para que a pessoa do ambiente de trabalho realizar as tarefas e possam atingir os objetivos da empresa.
1.2 As Organizações e os Indivíduos:
A maioria das análises do impacto das organizações concentra-se nas organizações de trabalho. Os estudos das realizações individuais ao trabalho, mostra que o trabalho que fornece desafio potencial, para avanço de capacitações criativas ou expressivas do individuo.
1.3 Categorias de Indivíduos:
As categorias dos indivíduos, podem ser definidas como o perfil de cada pessoa. Perfil são características físicas, ou profissionais, que se enquadre nas exigências de uma empresa.
1.4 As Organizações e a Comunidade:
As organizações acarretam uma importante qualidade para os indivíduos, pois ajuda a empresa a atingir resultados.
1.5 Impactos Sociais:
Se as organizações acarretam impactos importantes para os indivíduos e comunidades, também geram impactos importantes para a sociedade.
Dentro desse tema existe alguns tipos de impactos importantes e específicos:
• Impactos organizacionais específicos - As organizações atendem aos interesses dos indivíduos e de grupos. Os interesses controladores indicam a direção que a organização toma, por sua vez pode exercer um impacto na sociedade toda.
• Impactos Danosos – As organizações podem acarretar danos reais e diretos, de natureza física, social e mental, para a sociedade.
• Impactos Para a Sociedade em Geral - O impacto das organizações nas sociedades nas quais atuam, são consideráveis. Esse é um acontecimento histórico razoavelmente recente, pois as organizações como atores corporativos, são um evento também relativamente recente.
1.6 As Organizações e a Mudança Social:
As organizações são muito ativas na sociedade. São as organizações que faz mudanças na sociedade, para que as pessoas se ajustem em diversos objetivos da empresa.
1.7 Mudança interna e a Estrutura Social:
As mudanças na organização interna afeta à estrutura social de duas maneiras:
A primeira é por meio da mudança do perfil de funcionários, para que eles possam estar de acordo com a exigência da empresa.
A segunda maneira que afeta a estrutura social, é por meio de alterações nos padrões de trabalho.
1.8 Organizações Multinacionais:
As organizações acarretam importantes impactos, que extrapolam países e corporações.
Multinacionais envolvem muito mais do que simplesmente a existência de subsidiárias em mais de um País. No caso da empresa multinacional, a operação total de bens e serviços tão diversificados, como a produção e venda de vários produtos, é administrada por uma subsidiária ou por uma empresa do mesmo status, em outro País.
2. Ambientes Organizacionais e Relacionamentos Inter organizacionais.
2.1 O Ambiente e a Formação das Organizações:
As organizações de finalidade específica tomaram a si várias funções sociais, como produção econômica, policiamento, educação, ação política e ação militar, em proporções distintas de diferentes finalidades, com famílias ou comunidades.
• Condições ambientais básicas: A característica fundamental para o desenvolvimento organizacional é o nível de escolaridade básica e avançada, para a população.
• Tecnologia e forma organizacional: Stinchcombe fez uma análise, que conte um adicional de ideias. Ele afirma que as condições tecnológicas disponíveis na época da formação de uma organização, fixam os limites de uma formação que a organização pode assumir.
2.2 Dimensões Ambientais:
As dimensões ambientais são formadas por vários tipos de condições úteis.
Fazendo parte assim as seguintes condições: Condições tecnológicas , legais, políticas , econômicas, demográficas, ecológicas e culturais.
Todas essas condições são o conjunto que forma o ambiente em geral, cada uma delas com sua história e de maneira de resolver os problemas ambientais.
2.3 Homogeneidade- Heterogeneidade Ambiental:
Refere-se ao grau na igualdade (homogeneidade) ou diferenciação (heterogeneidade) no interior do ambiente. Um ambiente homogêneo tem padrões iguais, dentro de todos os setores de uma empresa. E o ambiente heterogêneo tem diferentes padrões entre os setores, de uma empresa.
2.4 Estabilidade-Instabilidade Ambiental:
Refere-se à extensão da rotatividade dos elementos ou parte do ambiente.
A estabilidade ambiental, são empresas que tem controles dos desempenhos internos e por causa disso, pode ter resultados com forme a empresa esperava.
A instabilidade ambiental, são empresas que não tem controles dos seus desempenhos internos e por causa disso, pode ter resultados diferentes com forme à empresa esperava.
2.5 Concentração-Dispersão Ambiental:
A concentração é a maneira
...