Teoria Das Organizações
Trabalho Universitário: Teoria Das Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaradeAssis18 • 24/8/2013 • 992 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Unidade de Aprendizagem: Teoria das Organizações
Curso: Administração
Professor: Renato André Luz
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Para realizar essa avaliação a distância, primeiramente você deve assistir a uma reportagem do Jornal Minas 2ª edição - Rede Globo, apresentada em 11/05/2006, a respeito das atividades do SEBRAE de Minas Gerais para ampliar ações de planejamento nas empresas.
O vídeo está disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=6A4II9ZnUqI>.
A reportagem apresentada no Jornal Minas aborda o caso de dois empresários que são administradores de seus negócios: Uriel Soares Santiago e Luciana Hottberg. Com base no relato desses empresários, é possível verificar a utilização de uma ou mais competências do administrador.
Cabe destacar que o desempenho e o sucesso do trabalho do administrador requerem a utilização de algumas habilidades e competências. Para Chiavenato, as competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. Nesse sentido, para que o administrador seja bem sucedido deve desenvolver três competências duráveis: o conhecimento, a perspectiva e a atitude. (CHIAVENATO, 2000).
Fonte de pesquisa: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
A partir da análise da reportagem apresentada escolha o caso de um dos administradores que aparecem no vídeo e apresente qual(is) competência(s) você identifica no relato apresentado. Justifique sua análise a partir dos conceitos das competências discutidos em nossos estudos.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)
O empresário Uriel Santiago salienta a importância do planejamento estratégico.
As decisões que definem os objetivos, ações e o meio para alcançar a proposta fazem parte do planejamento estratégico. Conforme relatado pelo empresário, o negócio passou por dificuldades em 1998, chegando a parar suas atividades por quatro anos, por falta de planejamento, desta maneira o empresário tem o Conhecimento através da experiência mal sucedida.
A partir dessa experiência, Uriel apresenta a Perspectiva, pois tem a oportunidade de reformular uma nova empresa utilizando o conhecimento adquirido anteriormente para dirigir o negócio.
2) Em uma visão processual da Administração, sabe-se que o administrador precisa atuar continuamente nas quatro funções administrativas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.
Na reportagem é apresentado um software de gestão disponibilizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando auxiliar o trabalho de planejamento de empresas mineiras. A administradora de uma loja de confecções, Luciana Hottberg, utiliza o software fornecido pelo Sebrae e comenta sobre as facilidades para o seu trabalho. O uso desse software pode trazer incrementos interessantes para a administração das empresas, tais como, facilitar os cálculos de lucratividade e disponibilizar uma quantidade maior de dados para o trabalho do administrador.
Supondo que você esteja no lugar de Luciana, que ações você poderia tomar para a implementação das demais funções administrativas (organização, direção e controle)? Em sua resposta você pode considerar as vantagens do uso do software para as outras funções administrativas ou buscar novas ideias.
A capacidade de síntese também é um critério de avaliação, assim, apresente sua resposta com 10 a 15 linhas. (4,0 pontos)
Através do software poderia ser indicado além do planejamento financeiro, o funcionário que estivesse mais apto a exercer
...