Teoria De Fiedler
Artigos Científicos: Teoria De Fiedler. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: augustoformici • 15/5/2014 • 397 Palavras (2 Páginas) • 1.946 Visualizações
TEORIA DE CONTINGÊNCIA OU SITUACIONAL DE FIEDLER
Fred Fiedler foi o responsável por desenvolver uma das primeiras teorias contingenciais de liderança. Segundo a teoria de contingência de liderança, o desempenho eficaz do grupo depende da combinação do estilo do líder com a situação organizacional mais favorável para o sucesso. De acordo com o autor, o estilo de liderança de uma pessoa não é flexível, já que tentar mudar o estilo do administrador para se adaptar a uma nova situação é ineficiente ou inútil. Assim, existem apenas duas maneiras de melhorar a eficácia do líder para que ele se encaixe na situação ou modificar a situação para que se torne adequada ao líder.
O modelo de Fiedler busca relacionar dois estilos de liderança com três características contingenciais, ele define os lideres orientados para a tarefa e os lideres orientados para os relacionamentos, considerando as dimensões das pesquisas comportamentais anteriormente discutidas, o modelo de Fiedler considera:
- Relações líder-subordinados: qualidade da interação entre líder e subordinados, medida pelo grau de aceitação, confiança e respeito que os subordinados têm em relação ao líder. Se os sentimentos dos seguidores forem positivos em relação ao líder a situação é favorável a este, caso contrário é desfavorável.
- Estrutura da tarefa: grau de estruturação das tarefas, especificação de procedimentos e normas e definição de metas. Se as tarefas forem bem definidas, com alto grau de organização e certeza, a situação é de alta estruturação de tarefa e é considerada favorável ao líder.
- Poder da posição: grau de autoridade formal do líder perante os funcionários. Se o líder tiver o poder de promover, punir, demitir, ou recompensar qualquer integrante do grupo, a situação é considerada favorável a ele.
A combinação dessas 3 características consolidou umas lista de 8 situações de liderança, ilustrada na figura tal. De acordo com o modelo de Fiedler, líderes orientados para a tarefa são mais eficazes em situações muito favoráveis ou desfavoráveis, ao passo de que líderes orientados para os relacionamentos são mais eficazes em situações intermediarias. Considerando que o estilo de liderança não pode ser modificado, a solução é alocar um líder com determinado estilo de liderança na situação em que ele se adapta melhor.
De modo geral, as pesquisas têm comprovado as conclusões do modelo do Fiedler. A dificuldade reside tanto na compreensão e na pratica das variáveis contingenciais quanto na capacidade de autoconhecimento do líder em relação a seu estilo de liderança.
...