Teoria De Sistemas
Trabalho Escolar: Teoria De Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emilezier2014 • 15/5/2014 • 2.351 Palavras (10 Páginas) • 458 Visualizações
Teoria Geral dos Sistemas
Teoria dos Sistemas
Gabriela Ponte; Kamille Calado; Lourrik de Melo; Marília Moura; Millena da Luz; Rebeca Cavalcante
1 Resumo
A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. O sistema que é visto como uma totalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas.
A Teoria Geral de Sistema surgiu com os trabalhos do cientista (biólogo) alemão Ludwig von Bertalanffy no final dos anos 30, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia. Os seus primeiros enunciados são de 1925 e ela é amplamente reconhecida na administração da década de 60. Sua difusão se deu a uma necessidade de síntese e integração das teorias precedentes. De forma concomitante, possibilitou a operacionalização e a aplicação de conceitos da Teoria dos Sistemas à administração.
Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objeto) e o de globalismo (ou totalidade). Esses dois conceitos retratam duas características básicas em um sistema.
De todas as teorias administrativas a Teoria de sistemas acaba sendo a menos criticada, por um motivo muito simples: A perspectiva sistêmica parece concordar com a preocupação estrutural-funcionalista típica das ciências sociais dos países capitalistas.
A Teoria Geral de Sistema trouxe um novo modo de ver o mundo e também revolucionou a Ciência Computacional. Essa Ciência foi obrigada a pensar não apenas em maquinas isoladas realizando tarefas, mas sim em forma de “sistema’’, em totalidade.
Palavras-chave: Teoria Geral dos Sistemas, Sistemas, Interdependência, Inter-relação, Totalidade Integrada, Bertalanffy, Administração.
1 Introdução
O Trabalho a seguir pretende situar o leitor no campo especificamente da Teoria Geral do Sistemas(TGS) . Esse tema foi impulsionado pelo biólogo Von Bertallanffy e vem sendo aplicado nos mais variados campos das ciências. Com uma visão voltada para o campo da administração, a abordagem do assunto permite que se tenha uma melhor aplicabilidade de acordo com o que a própria TGS lida. Para isso, há a necessidade de se conhecer o modelo de Bertallanffy e de outros autores. Assim como a teoria das relações humanas, a teoria socioambiental, a teoria contingencial e o desenvolvimento organizacional, a teoria geral dos sistemas tem forte influência para o bom comportamento de toda e qualquer organização. Para os estudantes de administração é de suma importância que se tenha a clareza que se faz necessária sobre o assunto. Que a forma como será apresentada possa facilitar o entendimento de todos, mas sem deixar, literalmente, a complexidade do tema ser desprestigiada.
2 CONCEITO DE TGS (TEORIA GERAL DE SISTEMAS)
É um conjunto de partes interrelacionadas que trabalham na direção de um objetivo, podendo ser aplicada a qualquer tipo de sistema.
3 ORIGENS DA TEORIA DE SISTEMAS
A Teoria dos Sistemas foi proposta por Bertalanffy, no final da década de 1930, partindo da concepção de que a realidade é feita de sistemas, de elementos interdependentes que precisam ser analisados nas suas inter-relações, com uma visão interdisciplinar e holística (MAXIMIANO, 2000). Bertalanffy (1975) entende que o pensamento sistêmico exerce papel dominante em diversos campos.
Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo (BERTALANFFY, 1975). Este autor baseou-se na premissa de que se deve focalizar no todo, nas relações entre as partes que se interconectam e interagem.
A teoria dos sistemas é baseada em uma abordagem cientifica, voltada para os detalhes da organização, a teoria dos sistemas fornece um meio para interpretar as organizações, traz uma visão holística de todo o processo.
A TS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.
4 Pressupostos e Premissas
Os pressupostos básicos da TGS são:
a) Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais.
b) Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas
c) A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento cientifico, como as ciências sociais.
d) A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência
e) Isso conduz a uma integração na educação cientifica
A TGS fundamenta-se em três premissas básicas:
a) Sistemas existem dentro de sistemas, ou seja, todo sistema faz parte de um supra- sistemas e é constituído de sistemas menores, os subsistemas.
b) Os sistemas devem ser considerados abertos, pois vivem dentro de um meio ambiente, que por sua vez é constituído por outros sistemas. Assim, sistemas abertos estão em constante interação com os demais sistemas e com o meio em que estão incluídos.
c) Cada sistema possui uma estrutura singular, que o torna voltado para uma determinada finalidade
De acordo com Chiavenato “a Teoria dos Sistemas afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.”
O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística, gestáltica (o todo é maior do que a soma das partes) de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total.
5 Características dos Sistemas
Há dois conceitos que retratam o sistema:
Propósito ou objetivo: Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetos), bem como os relacionamentos,
...