Teoria da gestão
Tese: Teoria da gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mirialopez • 12/5/2014 • Tese • 5.149 Palavras (21 Páginas) • 183 Visualizações
Teoria da administração
Enviado por menezespinto, set. 2012 | 25 Páginas (5272 Palavras) | 7 Consultas
|
• 4.5
• 1
• 2
• 3
• 4
• 5
|
Denunciar
|
APROVEITE O NOSSO RELACIONAMENTO PÚBLICO...
Envie
•
•
•
Teoria da Administração.
* Como habilidade Humana.
INTRODUÇÃO.
Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas.
Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Etapa 1.
Passo 1.
1. ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA.
• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende edomina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.
• Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.
• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.
1. ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA.
Sim. A administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução, pela imperiosa necessidade de organização afeta aos homens de negócios.
As habilidades que contribuem para a formação do perfil do profissional desejado envolvem:
Habilidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações;
Habilidade de utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos:
Habilidade de interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
Habilidade de demonstrar compreensão do todoadministrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
Habilidade de lidar com modelos de gestão inovadores;
Habilidade de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
Habilidade de ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas e de identificar e dimensionar riscos;
Habilidades de selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais;
Habilidade de selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.
1. ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO.
Antigamente as pessoas viviam mais na forma de improvisos, sem saber exatamente no que ocasionariam de bom ou ruim para elas, por tanto Taylor, Fayol e Hawthorne, foram os percussores de teorias para que existisse uma espécie de um bom nível de produtividade nas empresas, com maior eficiência e maior produtividade nas organizações.
A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar.
O difícil é precisar até que pontos os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do inicio da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar.
A moderna administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial:
a-) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir umaadministração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
b-) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
1.1. ANTECEDENTES
...