Teorias Da Administração
Dissertações: Teorias Da Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: flymake • 22/10/2013 • 2.298 Palavras (10 Páginas) • 203 Visualizações
Instituição de Ensino Superior Anhanguera
Unidade Joinville I
Trabalho Realizado por:
Josilda Miranda 6377214855
Vanessa Ap. Barbosa de Oliveira 6951445501
Atividade Prática Supervisionada
Teorias da Administração
Tutor Presencial: Imanir Lorena
Joinville, 07 de Outubro de 2013.
Sumário
Etapa 01 Introdução..................................................................pag 01
Etapa 01 Passo 02......................................................................pag 02
Administração Cientifica...........................................................pag 02
Etapa 02 Passo 01 Teorias .........................................................pag 03
Etapa 02 Passo 02......................................................................pag 04
Etapa 03....................................................................................pag 05
Etapa 03 Passo 02......................................................................pag 06
Etapa 04 Passo 01......................................................................pag 06
Etapa 04 passo 02.......................................................................pag 08
Considerações Finais...................................................................pag 09
Referências Bibliográficas............................................................pag 10
Etapa 01
Este trabalho tem como objetivo apontar as razões do surgimento das teorias, permitindo diferencia-las, ressaltando seus principais pontos e influências que dominam as propostas administrativas que seguem a realidade dos dias atuais.
Para isso pesquisamos em livros(PLT principalmente) e sites da internet.
A administração vem sendo utilizada e desenvolvida com o passar dos anos de uma maneira muito complexa e com uma velocidade surpreendente. Porém, a profissão do administrador foi regulamentada apenas em 09 de Setembro de 1965,portanto é uma profissão relativamente nova.Ma s vem sendo estudada, desenvolvida e pensada anos antes de Cristo por filósofos como Sócrates (com seus questionamentos),Platão(com o livro “A República),Aristóteles (com o livro “Política) eles, entre outros, perceberam que o ato de administrar era necessário e indispensável para uma sociedade melhor;no século XVII até o final da Era Industrial,Descartes com seus métodos influenciou e muito as teorias administrativas.
Veremos a seguir alguns dos principais acontecimentos que levaram as teorias da administração, seus criadores como Taylor e seus companheiros.
Limos em sites como http://www.tga-online.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=53&Itemid=55;
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/os-primordios-da-administracao/47194/; no livro texto da disciplina de Antonio Cesar Amaru Maximiano; para o conceito principal do trabalho, pesquisamos nessas e em outras fontes sobre as teorias administrativas e seus autores e os demais temas pertinentes a esta ATPS.
Etapa 01 passo 02:
Alguns dos principais acontecimentos sociais que influenciaram o surgimento das teorias da administração foram a Revolução Industrial que modificou profundamente o ambiente organizacional. Esse processo iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776, o que possibilitou maior capacidade de comunicação e transporte.
O crescimento das empresas industriais exigiu o desenvolvimento de métodos totalmente novos de administração. Taylor foi o criador e participante mais destacado do movimento da administração científica.
Foi Taylor quem observou os problemas da operações fabris e criou a administração científica.
A administração cientifica desenvolveu-se em três momentos:
1. Primeira fase: Ataque ao prolema dos salários, estudo sistemático do tempo, definição de tempos-padrão, sistema de administração de tarefas;
2. Segunda fase: Ampliação de escopo, da tarefa para a administração, definição de principios de administração do trabalho;
3. Terceira fase: Consolidação dos principios,proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa,distinção entre tecnicas e principios.
Em torno das ideias da administração cientifica congredaram-se diversos seguidores e colaboradores de Frederick Taylor . Os mais conhecidos foram: o próprio Taylor, Frank e Lilian Gilbreth e Hugo Munterberg.
Frank e Lilian Gilbreth:
Em 1912, Gilbreth e sua esposa a psicóloga Lillian Moller Gilbreth publicaram Primer of scientific management (introdução à administração científica).Em 1916, pulicaram Fatigue study (Estudo da fadiga).
Henry Gantt:Em 1901,estabeleceu-se como consultor em administração.Gantt morreu em 1919.Em 1922, Wallace Clark, um funcionário de Gantt, publicou o livro The Gantt chart: a working toll of management (O grafico de Gantt: uma ferramenta da administração).
Hugo Munsterberg:
É reconhecido como visionário que previu o futuro da psicologia. Em 1913, publicou o livro Psychology and industrial efficiency.Nesse livro Munsterberg começa elogiando Taylor.
Etapa 2 Passo 1 2.2 Desenvolvimento
2.2.1 Teoria Clássica da Administração
A teoria Clássica da Administração surgiu pela ideia de Henri Fayol (1841-1925). Caracterizou-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela procura da máxima eficiência
2.2.2 Teoria da Burocracia
A Teoria da Burocracia, criada por Max Weber (1864-1920), tinha como foco principal, a organização formal que era voltada para a eficiência e a racionalidade.
...