Teorias Da Administração
Projeto de pesquisa: Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1600 • 23/11/2013 • Projeto de pesquisa • 2.795 Palavras (12 Páginas) • 220 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................pág. 03
2. O INÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO............................................pág. 04
3. FREDERICK W. TAYLOR........................................................pág. 05
4. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO...........................................pág. 05
4.1 Teoria Clássica............................................................................pág. 05
4.2 Teoria Burocrática......................................................................pág. 06
4.3Teoria Estruturalista..................................................................pág. 06
4.4Teoria das Relações Humanas...................................................pág. 07
4.5Teoria Comportamental.............................................................pág. 07
4.6 Teoria de Sistemas......................................................................pág. 08
4.7 Teoria da Matemática................................................................pág. 08
4.8 Teoria da Tecnologia da Informação........................................pág. 09
4.9 Teoria Contingencial..................................................................pág. 09
5. CONFRONTO DE ARTIGOS....................................................pág.10
6. IMPLICAÇÕES ÉTICAS...........................................................pág.10
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................pág. 12
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFRICAS....................................pág.13
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade estudar as Teorias da Administração e o reconhecer suas contribuições desde sua criação até os dias atuais.Numa era de globalização, incertezas e mudanças repentinas que vivenciamos atualmente, podemos afirmar que a Administração tornou-se primordial para atividade humana e sucesso empresarial.
O princípio básico da Administração é de realizar tarefas por intermédio de pessoas, e que a execução destas sejam feitas de forma eficiente e eficaz.Dentre várias áreas de atuação como: indústria, comércio, serviços públicos ou privados, ONGs ou qualquer modelo de empreendimento, os resultados positivos estarão ligados diretamente a aptidão dos que exercem função administrativa.
Todas as teorias da Administração são importantes, e as mesmas surgiram para tentar resolver os problemas empresarias mais importantes de sua época. É evidente que todas as teorias da Administração são empregadas de certo modo nas situações atuais, e é de primeira importância que o Administrador possa reconhecê-la e empregar de maneira adequada a que melhor servir para cada situação.
2. O INÍCIO DA ADMINISTRAÇÃO
Finalizando-se o feudalismo, sistema em que o trabalhador era produtor de tudo para seu sustento familiar, precisava pagar arrendamentos aos senhores das terras,onde a riqueza de uma pessoa era representada pela quantidade de terras que esta possuía, iniciou-se o capitalismo com o crescimento das cidades e do comércio.As riquezas das pessoas começaram a ser medidas pela quantidade de ouro e prata que estas possuíam a moeda.
O trabalhador aos poucos foi deixando o campo para trabalhar na cidade. Sua técnica no artesanato foi utilizada para a confecção de produtos os quais poderiam vender e assim sustentar a si mesmos e consequentemente sua família.Os trabalhadores eram donos das ferramentas e adquiriam matéria prima para confeccionar os seus produtos, pois eram comerciantes.Devidoa expansão das cidades e do comércio começa a existir a necessidade de expandir então a produção.
Neste momento histórico começaram apareceràs indústrias, onde o trabalhador não mais é o dono da matéria prima e nem das ferramentas de trabalho, vende então ao patrão sua mão-de-obra, o trabalho. Os funcionários dessas indústrias tinham que trabalhar por até 18 horas diárias e não recebiam o necessário para seu sustento, surgindo a revolução industrial. Pela redução da carga horária, aumento de salários,etc, os trabalhadores se organizaram e criaram sindicatos para aumentar sua força e lutar por seus direitos.
Surge então Karl Marx, socialista que propunha melhorar as condições da classe operária. Seu maior trabalho foi o livro “O capital”, suas ideias mudaram a forma de trabalho. Se antes o trabalhador era responsável pela produção total do produto, Marx agora propunha que se o trabalhador fosse responsável por apenas uma parte da confecção do produto, seria especialista naquela tarefa e reduziria o tempo e aumentaria a produção.
3. FREDERICK W.TAYLOR
Nascido nos Estados Unidos, no estado da Filadélfia, em 1856 iniciou sua vida profissional como operário de uma fábrica, veio a se tornar engenheiro em 1885 e posteriormente trabalhou em uma grande siderúrgica, aonde começou a formular sua teoria, analisando a empresa a partir da operação.
Nesta época as empresas passavam por um processo de capitalização graças à produção em massa, e trabalhavam com um sistema de premiação que era insuficiente para solucionar os problemas apresentados. Além de ser mal remunerado, o trabalhador tinha péssimas condições de trabalho.
Taylor de fato acreditava que a premiação ao trabalhador só surtiriaefeito quando as mesmas tivessem relação direta com a produção, ou seja, quanto mais peças o trabalhador produzisse, maior seria a sua premiação e isto estaria melhorando a eficiência do trabalhador.
Resumindo, seria o aprimoramento da produção em massa, juntamente com técnicas de estudos de tempos e movimentos para a realização das tarefas individuais, que trabalhando harmonicamente seria a solução para todos os problemas de produtividade.
4.TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Estas teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, destacando
...