Teorias Da Administração
Exames: Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edilenepinto • 9/11/2014 • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 786 Visualizações
• Qual a importâcia das Teorias para a ciência da administração?
Ajudam a compreender os processos fundamentais, com isso permite prever o que poderá acontecer. Dão forma a nossas visões de organizações e sobre os processos que participam dela.
São fontes de novas ideias dão chance de assumir um ponto de vista diferente com relação as situações do cotidiano.
• Qual a importância dos níveis organizacionais e dos organogramas para uma empresa? Na atualidade tem muita relevância a utilidade dos mesmos?
A importância dos níveis organizacionais, implica em ajudar as empresas a visualizar conceituar e concluir um sistema hierárquico na sua organização. Nisso incluem: cadeira de comando, distribuição de autoridade e nível de organização. O organograma tem a função de listar de forma clara, cada departamento da empresa, e seus colaboradores com o intuito de esclarecer duvidas de clientes, parcerias e fornecedores. Garante a agilidade da percepção das áreas de negócio, ou seja, faz entender quem é o responsável, e para onde os colaboradores podem almejar uma evolução.
• O que é Administração?
Administração em sua conceituação tradicional, é definida como um conjunto de princípios e normas, que tem por objetivo: planejar, organizar, dirigir, coordenar, e controlar os esforços de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum.
• Em que situações a administração é uma ciência ou uma arte?
A administração é uma ciência, pois lida com fenômenos complexos, sobre os quais o administrador tem poucos conhecimentos. Por ser uma ciência inexata, o administrador toma decisões com base em informações incontroláveis, devido aos limites cognitivos de racionalidade e por serem negócios altamente mutáveis e circunstanciais.
Partindo do pressuposto de que arte, é conseguir um resultado desejado por meio de aplicação de habilidades, pode-se dizer que Administração é uma arte, no sentido de proporcionar o desenvolvimento por meio de treinamento educativo das habilidades necessárias para que o administrador realize com desenvoltura as atividades nas organizações.
• Quais as características das habilidades humanas, conceituais e técnicas?
o Habilidade Humana - A habilidade humana abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atitudes. A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas é a expressão da habilidade humana do administrador.
o Habilidade Conceitual – A habilidade conceitual envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade de toda a organização, e de usar o intelecto para formular estratégias. Criatividade, planejamento, raciocínio abstrato, e entendimento do contexto são manifestações da habilidade conceitual.
o Habilidade Técnica – Habilidade técnica relaciona-se com a atividade especifica do gerente, supervisor ou chefia. Os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas que estão dentro do campo de sua especialidade fazem parte de sua habilidade técnica.
• Qual ou quais as habilidades mais valorizadas pelos dirigentes de empresas quando da contratação de um executivo? Por que?
- Habilidade de relacionamento com pessoas.
- Habilidade de liderança – Para a realização de tarefas que exige equipes e subordinados.
- Habilidade de resolução de conflitos – Arbitrar conflito entre pessoas e tomar decisões para resolver distúrbios.
- Habilidade de Processamento de informações – Construir redes informais e desenvolver habilidades de comunicação.
- Habilidade de 3tomar decisões em condições de ambiguidade – Tomar decisões adequadas com um mínimo de informação possível.
• Qual a importância do C.H.A. no desenvolvimento de nossas competências?
É uma administração baseada em competência do servidor. É uma ferramenta que ajuda na gestão por competência.
- Conhecimento – É o sabor teórico. O conhecimento, em geral é tácito, presente apenas na mente do profissional. O grande desafio das organizações é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explicito, eu um patrimônio da organização. É fazê-lo parte da estrutura da organização, estar disponível a todos, ser democratizado por toda a empresa. O saber fazer deve ser um conhecimento de todos, isso é vital para o desenvolvimento de uma organização.
-
...