Teorias Da Administração
Artigos Científicos: Teorias Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/9/2013 • 544 Palavras (3 Páginas) • 1.192 Visualizações
A Abordagem Humanística da Administração consiste em ser um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração. Surgida nos Estados Unidos, por volta, da década de 1930, tinha como principal objetivo a busca pela eficiência nas organizações e o desenvolvimento de um novo método que tivesse como necessidade a humanização e a democratização da administração. Veio para abordar métodos diferentes de trabalho que visasse principalmente o bem estar das pessoas e dos grupos sociais, com isso foram criadas etapas que tinham como objetivo a preocupação com o trabalhador, como a análise do trabalho e adaptação do trabalhador a função exigida, ou seja, nasceu da necessidade de se corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, aos quais os trabalhadores deveriam forçosamente se submeter. A Teoria Clássica pretendia desenvolver uma nova filosofia empresarial, uma civilização industrial, na qual a tecnologia e o método de trabalho constituem as preocupações básicas do administrador.
Embora não tenha sido questionada durante as quatro primeiras décadas após a sua criação, essa teoria era vista pelos trabalhadores industriais como um meio sofisticado de exploração de empregados a favor dos interesses patronais.
A Teoria das Relações Humanas surgiu da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos.
Com o crescimento exagerado das organizações, surgiu a abordagem neoclássica. Surgida na década de 1950, tinha como principal objetivo a enfatização das funções do administrador, como o planejamento, organização, direção e controle. A abordagem neoclássica nada mais é do que uma nova roupagem baseada na Teoria Clássica atualizada e redimensionada a uma abordagem universalista, englobando além de indústrias (ênfase da clássica), varejos, escolas, hospitais etc. eseus problemas administrativos atuais aproveitando a contribuição de todas asdemais teorias administrativas. A Teoria Neoclássica da Administração representa o ressurgimento das teorias clássicas e científicas da administração, assim sendo, é imperioso que saibamos qual a nova roupagem que tomou a teoria neoclássica e em que aspectos Ela se diferencia da abordagem Clássica da Administração. Ênfase na prática da administração – Os princípios de Administração que os clássicos utilizavam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os problemas de selecionar gerentes e pessoas, estabelecer planos e diretrizes, avaliar resultados de desempenho e coordenar e controlar operações para alcançar objetivos desejados são comuns a todas as organizações, apesar das suas diferentes atividades.
Surgida, por volta, da década de 1950, a teoria estruturalista é uma tentativa de reunir aspectos relevantes das abordagens Clássicas e Humanística. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes. A Teoria Estruturalista surge como um verdadeiro desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação da Teoria das Relações Humanas, representando uma visão crítica da organização formal.
...