Teorias Da Motivaçao
Monografias: Teorias Da Motivaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keyllamartins • 20/5/2013 • 539 Palavras (3 Páginas) • 620 Visualizações
1. Diversas Teorias
A motivação humana é um tema que vem polarizando as atenções dos cientistas e estudiosos desde o início do século XX, quando oficialmente se tem notícia das primeiras pesquisas e estudos científicos nessa área.
• Maslow
Abraham H. Maslow tornou-se conhecido pela sua teoria da hierarquização das necessidades humanas.
Segundo ele, a motivação dos indivíduos objetiva em satisfazer certas necessidades que vão desde as primarias (fisiológicas) – as mais simples – até as mais complexas ou psicológicas (auto-realização).
Fisiológicas – São necessidades físicas como: sexo, bebida, comida, sono etc.
Segurança – A contrapartida da insegurança natural das pessoas: estabilidade, proteção, livre do perigo; um abrigo, uma estrutura, uma ordem etc.
Social – A necessidade endógena de amar e ser amado, ter amizades, vínculos familiares, intimidade etc.
Auto-Estima – O sentimento das pessoas de sentirem-se valorizadas pelos que rodeiam; sua auto-estima; o desejo de sentir-se importante, competente e valorizado.
Auto-Realização – O desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial; tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser.
A existência de hierarquia nas necessidades humanas como premissa básica da teoria de Maslow explica-se da seguinte forma: os indivíduos possuem necessidades distintas de acordo com uma série de variáveis intrínsecas e/ou extrínsecas (o momento, o tipo de trabalho etc.) e somente passam a buscar a satisfação de uma necessidade de nível superior quando a imediatamente inferior já estiver satisfeita de modo pleno.
TEORIAS MOTIVACIONAISMOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES1-CONCEITUAÇÃO DE MOTIVAÇÃO:
Atualmente a organização vem enfatizando cada vez mais o assunto sobre a motivação pessoal. em razão do destaque deste assunto na literatura administrativa temos os mais diversas conceituações e aplicações da motivação no ambiente de trabalho, porém o sentido da palavra motivação provem do latim, é o que afirma Maximiniano, (2004 p. 14) “A palavra motivação derivado latim motivus, movere, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”. Pode-se analisar que o autor refere-se à motivação como a mola propulsora que contribui para a realização de um determinado desejo, sendo o motivo e a emoção o segredo do entusiasmo na realização de algum objetivo.
A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de auto -estima e auto - identidade (BERGAMINI, 1997, p.54).
Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos e interesses coletivos as pessoas
...