Tipos De Remuneração
Dissertações: Tipos De Remuneração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Suehlen • 20/5/2014 • 389 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
Tipos de Remuneração
A remuneração é o ato de recompensar em pagamento o serviço prestado por alguém; assim a questão central é transformar a visão atual da remuneração, ou seja, o salário em troca de trabalho, caracterizando um fator de custo para uma visão da remuneração como fator de aumento da competitividade.
Atualmente no mundo moderno onde a mudança é constante, as empresas necessitam estar preparadas para mudar também suas estratégias, a fim de se tornarem flexíveis, revendo o processo de desenvolver e capacitar seus funcionários, estabelecendo um programa motivacional que contemple o estímulo do crescimento de seu pessoal. Com isso os modelos de remuneração têm crescido devido à necessidade das empresas e são classificadas da seguinte forma:
Remuneração estratégica: é um catalisador para a convergência de energias na organização. À medida que o sistema de remuneração é alinhado ao contexto e à estratégia da empresa, constitui fator harmônico. A desvantagem fica na disputa da área de recursos humanos por esse profissional de qualidade, sendo que se torna mais difícil para a empresa reter esse profissional.
Remuneração funcional: implantada em conjunto com um sistema de cargos e salários para a adoção de conceitos que ajudarão a promover o equilíbrio interno; contudo, o sistema de remuneração funcional promove o equilíbrio interno e externo.
Remuneração por habilidades: desloca o foco do cargo ou função para o indivíduo. Assim as habilidades passam a determinar a base da remuneração;
Remuneração por competências: enquanto a remuneração por habilidades é aplicada no nível operacional, a remuneração por competências é mais adequada aos demais níveis da organização. Aplica-se para empresas que operam em ambientes muito competitivos e para as quais a capacidade de inovação é fator crítico de sucesso.
Remuneração variável: vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização. Inclui formas de remuneração variável de curto prazo, como as comissões, a participação nos lucros e nos resultados, e de longo prazo, como bônus.
Podemos concluir que já não é suficiente apenas atrair e formar pessoas capazes de aprender sistematicamente, e que utilizem racionalmente suas habilidades e competências para consolidar novas situações que se apresentam. Um programa estruturado de Remuneração Estratégica deve estar sintonizado com a complexidade organizacional. Impreterivelmente esse diagnóstico poderá determinar o perfil das pessoas envolvidas no processo produtivo e a partir dos resultados das análises obtidos, contemplando o melhor programa.
...