TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Canais de Distribuição

Pesquisas Acadêmicas: Tipos de Canais de Distribuição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 11

DISTRIBUIÇÃO

Um bom produto e um preço adequado não são suficientes para assegurar vendas. Os produtos devem ser conduzidos de forma eficiente até o consumidor final, que estão acostumados e muitas vezes exigem comprar em locais acessíveis e convenientes.

Através do sistema de distribuição o Marketing proporciona utilidade de lugar e de tempo, ou seja, os produtos devem estar no local certo e também no tempo certo. Mas essa tarefa nem sempre é fácil.

Além das decisões de que tipo de intermediário usar é necessário se pensar como será a administração de estoques para ter os produtos disponíveis no momento certo. E preocupar se também com a movimentação das mercadorias, providenciando transportes, manuseio de mercadorias, armazenamento, etc.

Diferenças nas Atividades do Composto de Distribuição

Canal de Distribuição: é o caminho que as mercadorias seguem desde o produtor até o consumidor.

Movimentação física: são as atividades relativas a movimentação de produtos do final da linha de produção até o consumidor final.

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Através do uso continuo de intermediários, é possível otimizar o esforço do fabricante, pois estes proporcionam redução de custos para o fabricante.

Tipos de Canais de Distribuição

Canal A – Fabricante-consumidor

Neste modelo o fabricante prefere não utilizar os intermediários disponíveis no mercado. Este canal oferece a empresa a vantagem de maior controle das funções de marketing a serem desempenhadas. Uma das desvantagens é a exigência de maiores investimentos, uma vez que as funções mercadológicas são assumidas pela própria empresa.

Canal B – Fabricante-varejista-consumidor

O produtor transfere ao intermediário grande parte das funções mercadológicas. Os varejistas se encarregam da venda, transporte ao consumidor, crediário, empacotamento, etc.

Canal C – Fabricante-atacadista-varejista-consumidor

Este tipo de canal é utilizado quando a distribuição visa utilizar grande numero de consumidores. Uma empresa que visa cobrir o mercado de forma intensiva pode utilizar-se deste canal que além de vendas, oferece financiamento, transportes, promoções, etc.

Canal D - Fabricante-agente-varejista-consumidor

Em alguns casos fabricantes preferem vender aos varejistas através de agentes que apesar de não oferecerem muitos serviços enfatizam o serviço de venda.

Canal E – Fabricante-agente-atacadista-varejista-consumidor

Este canal oferece uma cobertura de mercado ainda maior que a do Canal “C”.

Os administradores de Marketing devem conhecer as funções desempenhadas pelos diferentes canais e assim decidir qual caminho seguir para chegar ao consumidor final.

VAREJISTAS

Os varejistas são intermediários que vendem diretamente aos consumidores.

Varejistas independentes: são aqueles que embora possuam apenas um estabelecimento de pequenas proporções, constituem a maioria dos negócios de venda a varejo.

Varejistas em cadeia: são aqueles que possuem mais de um estabelecimento de venda.

ATACADISTAS

O atacadista é o tipo de intermediário que se caracteriza por não vender ao consumidor final. Ele compra mercadoria em grande quantidade e revende em pequena quantidade. Além disso, ele presta alguns serviços ao fabricante.

CONFLITOS DE CANAL

No momento em que varias empresas atuam na transferência do fluxo de mercadorias que segue do fabricante ao consumidor, surgem, como é de se esperar alguns conflitos de objetivos.

Usualmente o que favorece o melhor entendimento entre os intermediários é a conscientização de que todos estão do mesmo lado, devendo cumprir, em conjunto, o papel de satisfazer os consumidores.

SISTEMA HORIZONTAL / VERTICAL

Para que conflitos de canal sejam resolvidos é necessária a preocupação dos administradores de marketing.

Sistema Horizontal: o Sistema Horizontal ocorre quando uma empresa adquire outra concorrente, participando mais intensivamente do canal de distribuição.

Sistema Vertical: o Sistema Vertical são cadeias administradas de intermediários.

ESCOLHA DE CANAL

O administrador de marketing deve tomar uma decisão diante de tantas alternativas para chegar ao consumidor final. Alguns fatores devem ser observados:

• Analise dos clientes

• Hábitos de compras dos clientes

• Tipo de produto

• Grau de perecibilidade

• Mercado

• Concorrência

• Condição de recurso da própria empresa

• Distribuição desejada, podendo ser intensiva, seletiva ou exclusiva.

Na distribuição intensiva a empresa deseja dar ampla cobertura ao mercado de atuação. Na distribuição seletiva existe uma seleção de intermediários. E na distribuição exclusiva os distribuidores são selecionados e trabalham com exclusividade para determinadas regiões ou com determinado produto ou linha.

NOVAS FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO

Com a tecnologia avançada surgem no mercado novas formas de distribuição. Hoje se podem comprar produtos sem intervenção de intermediários, ou seja, diretamente principalmente por meio da internet.

Muitas empresas têm lojas virtuais, onde o consumidor entra em uma pagina na internet, escolhe o produto desejado, a forma de pagamento mais conveniente e adquire a mercadoria sem sair de casa.

É importante ressalvar que os canais de distribuição tradicionais estão constantemente se alterando, o que mostra que os empresários têm que buscar novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com