TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Impressão

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

        TIPOGRAFIA

        O sistema tipográfico teve sua origem com a invenção dos tipos móveis pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV. Graças a isso, o uso da imprensa difundiu-se rapidamente na Europa. Há quem afirme que os chineses já conheciam e empregavam tal processo, mais de quatro séculos antes dos europeus. Entretanto, esse modelo básico resultou no primeiro livro produzido em massa: a Biblía, que ficou conhecida como a Biblía de quarenta e duas linhas.

        Quando chegou ao Brasil ainda na época da Corte, por exemplo, essa metologia agilizou a maneira de reprodução dos jornais e periódicos para a Imprensa Régia, primeira editora brasileira onde apenas a Coroa tinha direito à impressão. Além disso, a Reforma Protestante aconteceu devido à possibilidade de se criar milhares das cópias de Martinho Lutero para distribuição.

        Trata-se de uma impressão mecânica, processo mais antigo que remonta ao surgimento da gráfica impressa, onde basicamente uma máquina, através de uma fôrma, transfere a tinta ao papel, como se fosse um carimbo. Dessa maneira, é necessário a produção desses "moldes" em placas, clichês, entre outros.  

        Tal procedimento consiste na montagem de uma matriz, que é banhada de tinta por um sistema de distribuição entre vários rolos. Os tipos, feitos de chumbo, eram dispostos, um a um, em um componedor, instrumento utilizado para formar as linhas, que depois eram transferidos para um suporte plano de metal, chamado bolandeira. Cada folha era impressa individualmente na prensa. A técnica apresenta determinadas características que facilmente se identificam, como por exemplo, o relevo, já que o método de impressão é direto.

        A tipografia foi a responsável pela chegada e pelo desenvolvimento da imprensa em grande parte do mundo, veio contribuir para difundir a informação e a conseqüente evolução intelectual humana. Atualmente, é umas das principais maneiras de comunicação visual, pois permite a expressividade do texto. Assim, precisa ser conhecida e valorizada por profissionais que atuam no setor, já que possui uma história que deixou um grande legado.

Referências:

DOS SANTOS, Ana Paula; FUNK, Suzana. A importância da tipografia na história e na comunicação. Disponível em: <>. Acesso em: 15/08/2016.

VITO, Giovanna. Os processos de impressão e suas características.    Disponível em: <https://www.printi.com.br/blog/os-processos-de-impressao-e-suas-caracteristicas>. Acesso em: 15/08/2016.

ZUCCOLOTTO, Ferrucio. Os 10 sistemas de impressão que você precisa conhecer. Disponível em: <http://agiliga.com.br/sistemas-de-impressao/>. Acesso em: 15/08/2016.

MEZA, Margareth. A impressão tipográfica no Brasil.                                  Disponível em: <>. Acesso em: 15/08/2016.

MANUAL DE PRODUÇÃO GRÁFICA DO PROFESSOR AUGUSTO. Sistemas de Impressão: Offset, Digital, Tipografia e Rotogravura.                                Disponível em: <http://www.imprimapormenos.com.br/blog/impressao/sistemas-de-impressao/>. Acesso em: 15/08/2016.

        XILOGRAFIA

        O sistema xilográfico teve sua origem na China, sendo conhecida desde o século VII. Durante a Idade Medieval, a técnica já se afirmava no Oriente. Além disso, há indícios de imagens egípcias que já utilizavam do processo da xilografia.

        Em 1418, o procedimento foi introduzido na Europa através da Espanha islâmica. Era utilizado principalmente para a confecção de cartas de baralho, ilustrações para livros, jornais, revistas, documentos religiosos, comunicados, notícias, entre outros. Tal maneira de impressão exerceu grande influência no século XX, atuando fortemente na produção artítisca.

        A xilogravura imprime figuras e textos a partir de uma madeira entalhada por um objeto cortante, formando desenhos ou até mesmo escrevendo qualquer motivo desejado. Tal instrumento serve como matriz para transmitir a imagem para o papel ou outro suporte adequado, sendo comparado a um carimbo.

         A superfície da placa recebe uma cobertura de tinta, geralmente através de um rolo de borracha tomando o cuidado para que a tinta toque apenas na parte mais saliente do entalhe, para assim obtermos a imagem ou impressão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com