Trabalho
Por: soraia guedes • 24/4/2015 • Bibliografia • 992 Palavras (4 Páginas) • 597 Visualizações
ANEXO I
Questionário
Entrevista com um Empreendedor
Nome da Empresa: Móveis Dagash
Endereço: Av. General Flores da Cunha
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Ramo de Atividades: Comercial/loja
Produtos e/ou serviços: Móveis
Data de Inicio das atividades: 1960
Entrevistado:
- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
Falta de empregos, de oportunidades e a necessidade de conseguir algo melhor para a família.
- Existem outros empreendedores em sua família?
Sim, todos são empreendedores, em ramos diferentes, todos bem sucedidos.
- Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
Sim. Pois era claro que deveria fazer algo e como não haviam oportunidades onde morava, decidi vir pro Brasil. Trabalhei como mascate por um tempo, primeiro a pé, de mala, depois de bicicleta, de moto, aí comprei uma Combi e em seguida abri minha primeira loja.
- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Estudei por 12 anos, e o fato de não ter cursado uma faculdade não me impediu de realizar meus projetos, acredito que tudo o que fazemos de boa vontade, com paixão, nos aproxima cada vez mais dos nossos ideais e mesmo que alguma coisa não dê certo hoje, não se deve desistir, persistência é um diferencial para se chegar onde quer.
- Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Comodismo, talvez medo de arriscar em um negócio incerto, ora pelos impostos muito altos, ora pela concorrência, pois muitas vezes não possuem diferenciais que conquistem os clientes.
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
Tudo o que o ser humano quer, ele faz. “A vida é uma bicicleta, subiu nela, vai pedalando, devagar ou mais veloz, continua, se você tem uma meta, você alcança, se tem um ideal segue até o fim, devagar, passo a passo, sem desistir”.
- De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
Tendo boa vontade, sendo persistente, pensar no bem dos outros e cultivando a cultura da sociedade. Deve-se saber que a confiança interna e externamente, é que vai levar a empresa ao sucesso ou não.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender?
A oportunidade da necessidade, de não ter pai nem mãe, não ter onde morar, tive que correr atrás de trabalho para poder comer, beber e ter o que vestir. Então peguei uma mala com pouco de mercadorias para vender. Nada fácil, mas graças a Deus consegui vencer, vejo meus filhos formados bem sucedidos, sinto que valeu a pena.
- Como você avaliou esta oportunidade?
Como ouro, acho que todo mundo deveria começar de baixo, para dar valor a tudo que conseguiu.
- Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
Não, vendia tudo o que aparecia, talvez por não ter experiência, mas isso me fez ter uma visão melhor, saber um pouco de tudo foi muito útil.
- Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
Vendi grama na minha terra na Arábia, logo depois vim pro Brasil, e tudo se encaminhou.
- Quais são suas forças e fraquezas?
Persistência e acreditar nos meus ideais. A gente nunca pode enfraquecer, se esforça, trabalha e valoriza o que seu e o que é dos outros.
- Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?
Já tive muitos sócios, mas não deu certo com nenhum, enquanto você trabalha, o outro fica na boa e ainda te causa prejuízos.
...