Trabalho De Administração
Dissertações: Trabalho De Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizadams • 31/8/2013 • 5.517 Palavras (23 Páginas) • 309 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
Principais Funções Do Administrador
Dentro Do Processo Administrativo
Curso: Administração Período Letivo: 2012/1
Semestre: 3º Sem Disciplina: Processos Administrativos
Sumário
Introdução 4
Etapa 1 5
Etapa 2 9
Etapa 3 11
Etapa 4 18
Conclusão 24
Referências Bibliográficas 25
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho temos como objetivo principal, avaliar a importância Administração, que contém elementos e enfoques de diferentes pontos de vistas analisados, de acordo com os textos, frases e artigos de autores que foram citados nesse estudo acadêmico.
Serão colocados os conceitos sobre a matéria Processos Administrativos e o papel do Administrador, assim como suas implicações éticas dando importância ao fato de que Administrar não é somente sentar numa mesa da sala e analisar papéis e planilhas com dados complexos para se chegar a um determinado objetivo.
A Administração está no centro das atenções, todos os setores de atuação tem que utilizar seus conceitos para conseguirem cumprir seus objetivos. Se analisarmos bem a situação, chegaremos a conclusão que a Administração foi e continua sendo a grande responsável pelo crescimento tecnológico e científico responsável pelo grande desenvolvimento que o homem adquiriu com o passar do tempo. Através de um projeto acadêmico colocaremos todas as funções do Administrador em prática para entendermos o peso de ter uma decisão nas mãos e saber que teremos responsabilidades em decorrência dessas decisões. De uma forma macro esse trabalho terá como base a ideia que a Administração como ciência é a principal ferramenta que faz com que algo dê certo.
ETAPA 1
As definições (o que é) e os tipos de Planejamento.
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como, produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente; melhor coordenação das interfaces do projeto, possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.
Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
Na prática, podem-se distinguir três tipos de planejamento:
Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente.
Relaciona-se a objetivos de longo prazo e com maneiras e ações par alcança-los, que afetam a empresa como um todo.
Planejamento Tático – Relaciona-se a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa.
Tem como eixo central otimizar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.
Planejamento Operacional – pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escrito das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas. Nesta situação, têm-se basicamente os planos de ação, ou planos operacionais.
Faça uma pesquisa comparativa destas definições, confrontando com o que apresenta outras duas fontes bibliográficas de Administração.
Livro: Teoria Geral da Administração - Antônio Cesar Amaru Maximiano (sexta edição)
Para Maximiano todos os planejamentos passam por três passos,
Primeiro: aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização;
Segundo: processamento dos dados de entrada, transforma informações para produzir novas informações;
Terceiro: preparação de um plano (ideias).
E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes, o Plano Estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente, o Plano Funcional, também chamados de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos e financeiros e o Plano Operacional que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais.
Comparação: no livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento, já referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, para atingir a conclusão do planejamento precisa-se seguir todas as etapas e muda também os nomes dos níveis de planejamento. No PLT o planejamento é mais voltado a decisões a serem tomadas no futuro já no livro de Maximiano referem-se a atividades a serem cumpridas para cada setor.
Livro: Administrando em Tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker
Para Drucker o planejamento
...