Trabalho Fundamentos de Marketing
Por: Mileny • 14/3/2023 • Trabalho acadêmico • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 1.397 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Jorge Amado
Curso Superior De Tecnologia Em Gestão Financeira
Mileny Dos Santos Bispo
TRABALHO DA DISCIPLINA - AVA 1
Fundamentos de Marketing
Salvador 2022
Considerações Iniciais
O Marketing é uma área que nos permite promover produtos, serviços, ou até a marca. Seu objetivo é gerar demanda e, assim, a lucratividade do negócio. Ao contrário do que muitos pensam, não somente empresas utilizam o Marketing, mas também pessoas comuns, quando por exemplo colocam a melhor roupa ou mudam sua postura para receberem a melhor avaliação de outras pessoas.
Noções dos seus conceitos, seus tipos, análise de mercado, bem como oferta e demanda, nos ajudam a criar estratégias eficientes para que seja possível equilibrar a satisfação do cliente, com os objetivos da empresa que oferece os produtos/serviços. É importante estar sempre atento às tendências do mercado para que haja sucesso nessa tarefa.
Aqui, nos foi apresentada uma problemática empresarial: um gestor da área de Marketing se encontra em dúvida sobre qual orientação aplicar para reverter uma demanda declinante. Mesmo sendo uma situação hipotética, trabalha os conceitos citados anteriormente e, também é possível trabalhar na prática tudo o que temos estudado.
Há várias orientações de marketing para nortear o profissional de acordo com o seu objetivo, e duas delas são apresentadas nesta situação, nos levando a refletir qual é a melhor alternativa, tendo em vista os objetivos da empresa que são, além do lucro, o cliente e a redução de custos.
Observe nas páginas seguintes como funciona, na prática, essa avaliação de qual delas é a melhor alternativa para a empresa.
Enunciado da Avaliação 1
Orientação de Produto X Orientação de Marketing
A atividade tem por objetivo proporcionar o aprimoramento do conhecimento sobre a importância do planejamento, organização e controle em relação ao marketing, além de permitir ao profissional uma tomada de decisão mais assertiva diante dos desafios do mercado.
Assim, com este trabalho propõe-se um estudo mais aprofundado sobre a Orientação de Produto x Orientação de Marketing.
A empresa Beta desenvolve produtos tecnológicos, como smartphones e notebooks, há três anos e seu foco sempre foi o cliente. Durante esse tempo, o produto não foi modificado e continua com as mesmas características iniciais.
O diretor de marketing acredita que o foco da empresa deve se modificar de acordo com as tendências do mercado, mas está em dúvida quanto a orientação que deve seguir, se a Orientação de produto ou a Orientação de marketing.
O grande problema está na preocupação com os custos cada vez mais altos dos processos de fabricação e distribuição. Além disso, a promoção não está alcançando os consumidores, resultando em uma perda significativa de clientes. A empresa acredita que uma alternativa para a redução de custos seja a mudança de produtos ofertados.
Suponha que você seja um consultor(a) especializado em marketing e que foi contratado para direcionar a empresa Beta na escolha da orientação indicada para a realização das estratégias.
Você deverá analisar o contexto e identificar a melhor orientação, propondo um desfecho para a situação apresentada. Justifique seu parecer, contemplando o conceito da orientação e os aspectos positivos e negativos da escolha.
Bom, há um aspecto positivo na estratégia da empresa: o foco no cliente. Por esta razão, deve-se entender que os clientes mudam seus comportamentos, gostos ou preferências ao longo do tempo. O cenário mercadológico muda porque os clientes mudam.
Partindo desse pressuposto, já podemos analisar as duas alternativas e verificar qual a melhor, tendo em mente que quaisquer mudanças no marketing e/ou na produção deve ser feita com o menor custo possível.
A orientação de produto é aquela em que o objetivo maior é disponibilizar o produto certo para o cliente, levando em conta que a todo tempo o comportamento do público-alvo muda, seria uma alternativa interessante, mas muito caro estar desenvolvendo novos produtos a todo tempo.
Enquanto a orientação de marketing visa promover o produto para o cliente, ou seja, identificar quais benefícios têm no produto antigo que os “novos clientes” não sabem e podem se beneficiar. Aqui, o trabalho de informar, divulgar, ensinar e promover o produto sai muito mais barato.
Claro que a Beta, por mais que esteja preocupada com o corte de custos, não pode ficar anos com exatamente o mesmo produto, mas, por hora, a melhor alternativa é a orientação de marketing. Aqui, serão necessários profissionais altamente eficientes para reverter a situação, já que, nesse ponto, os clientes poderão resistir ao produto por achar que já o conhecem; além, é claro de reformulação de preços e um estudo muito detalhado sobre o cliente e porquê ele compraria. Esse é o lado negativo.
O aconselhável é que seja realizado um estudo de comportamento dos clientes-alvo, mapeando suas mudanças, suas preferências e em seguida criar um plano (muito bem elaborado) de criar demandas, ou seja, mostrar ao público o antigo produto com novas funcionalidades para fazê-los perceber a necessidade, criar desejo e assim, irão comprar.
...