Trabalho Magalu
Por: diegosevero10 • 28/2/2022 • Trabalho acadêmico • 1.210 Palavras (5 Páginas) • 233 Visualizações
Introdução
O negócio se refere a Polishop,empresa que iniciou suas atividades em 1999 com sede em São Paulo e que tem como DNA a estrutura multicanal ,atuando em sinergia com a TV, internet e televendas . Em 2001 iniciou suas atividades de vendas pela internet e logo em 2002 foi implementado um call center e sua linha de produto foi ampliada.
Em 2003 foram inauguradas suas primeiras lojas físicas com lojas em São Paulo, no conceito de lojas Store e em apenas dois anos foram abertas 45 lojas. Em 11 anos chegou a marca de 200 lojas.
Identificando mais uma oportunidade no mercado, em 2011 a empresa criou o Polishop.com.vc, atuando no marketing multinível e vendendo produtos diferentes do que nas lojas e em apenas dois anos cresceu 320% com produtos na linha de produtos de beleza onde em 2015 adquiriu os direitos da organização do concurso Miss Brasil..
Em 2020, com o avanço da Covid 19 , a empresa sofreu uma queda acentuada nas vendas no canal lojas e não obteve vendas pela internet e televendas suficiente para suprir essa perda. Sua política de expanão, antes agressiva, agora está renegociando os alugueis dos shoppings e fechando lojas em todo o Brasil, tendo um ritmo de 30% de lojas fechadas em todo teritorio nacional.
Por isso, identificamos a necessidade de elaborarmos um plano de marketing para aumentarmos as vendas não apenas nas lojas, mas na internet , para melhorar a saúde financeira da empresa e estancar os desligamentos de colaboradores e os fechamento das lojas.
Para efetuar o aumento das vendas nos canais da Polishop, efetuamos uma analise ambiental e identificamos pontos importantes na analise do ambiente interno e externo para a organização atingir seus objetivos.
Sobre planejamento, Kotler e Armstrong (2003) definem plano estratégico como o processo de desenvolver e manter um ajuste estratégico entre os objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades em um mercado em contínua mutação (KOTLER; ARMSTRONG, 2003, p.33)
A analise SWOT da Polishop foi elaborada com o objetivo de identificarmos as vantagens competitivas, pontos a melhorar e pontos que podem ameaçar a continuidade de algumas lojas.
Fatores internos:
Forças: Produtos inovadores, marca reconhecida,produtos com marca própria,proutos exclusivos, canal de TV 24 horas e mais de 100 horas de exposição da marca por dia.
Fraqueza: Problema com a qualidade dos produtos de marca própria, site com sinais de instabilidade , não cumprimento nas em entregas no prazo dos produtos, problemas no sistema de restreamento, chat demorado para se comunicar com o cliente
Fatores externos:
Oportunidades: Facilitar o credito para as classes CD, expandir as vendas no ambiente virtual, fortalecer marcas próprias com suas novas linhas de produtos.
Ameaça: mundança no hábito do consumidor, forte conorrencia do via varejo e magazine Luiza , alto custo de aluguel e aumento de sites falsos usando a marca Polishop
Para ilustrar a mudança do consumidor,em 2016 a empresa HelloResearch entrevistou 1280 pessoas para analisar o comportamento do brasileiro nas redes sociais. A pesquisa trouxe algumas informações:
Nos últimos 4 anos mais que dobrou o número de pessoas que tem redes sociais,a população de até 40 anos é a que mais acessam estes sites, são de alta escolaridade e classe social. Cerca de 93% do entrevistados utilizavam wattsapp, 86% facebook e 27% instagram. 30% dos entrevistados utilizavam redes sociais para conhecer sobre assuntos do seu interesse e 20% utilizavam para aprender sobre produtos e serviços, 54% seguem as marcas e deixam de seguir se o conteudo for irrelevante
Fizemos a pesquisa de mercado, foram coletados dados através de entrevistas com a diretoria e as informações obtidas através de sites nos levou ao diagnostico de maneira assertiva sobre o perfil do consumidor no atual cenário brasileiro, bem como sobre a situação da empresa no mercado e como o cliente enxerga a marca Polishop.
Sobre a Polishop,trata-se de um público majoritariamente de classe AB nas lojas e CD no e-comerce, publico majoritariamente feminino ( 60% a 40%)e com idade entre 30 a 70 anos. Também recebemos um relatorio onde foi apresentado que a marca é reconhecida por 98% da população brasileira e 90% recomendaria a marca a um amigo. A empresa tem seu volume de vendas com 70% nas lojas e apenas 30% na internet .
Sobre
...