Trabalho P2 Administração de Serviços
Por: brunoarjona • 27/8/2017 • Projeto de pesquisa • 1.737 Palavras (7 Páginas) • 219 Visualizações
Trabalho P2 Administração de Serviços
1) Ao conjunto de processos envolvidos desde o transporte dos suprimentos, até a entrega do serviço ao cliente, denomina-se cadeia logística
2) Abordagem convencional:
As compras são baseadas no processo de cotação e preços. Existe desconfiança entre as partes. Quem tem maior poder impõe as condições. Há inspeção rigorosa de todas as remessas. Não existem ações conjuntas para a melhoria da qualidade.
Melhoria da Qualidade:
Prioridade na qualidade do produto. Fornecedores que não apresentam qualidade satisfatória são descartados. Surge certa confiança baseada no respeito à qualidade. Reduz-se o número de fornecedores. Representa o início de uma relação mais duradoura.
Integração Operacional:
O cliente e o fornecedor fazem investimentos comuns em pesquisa e desenvolvimento. Muitas vezes o cliente financia o fornecedor. Já existe alguma participação do fornecedor no desenvolvimento do projeto de produtos e processos. Prioridade no controle dos processos e da capabilidade.
Integração Estratégica:
É uma parceria nos negócios. Fornecimentos sincronizados com qualidade assegurada. Desenvolvimento conjunto de produtos e processos, engenharia simultânea, fornecimentos sincronizados.
3) estudar os fornecedores e verificar sua capacidade técnica;
promover a concorrência e selecionar fornecedores;
negociar e contratar pedidos (autorização de fornecimento ou contrato);
acompanhar o pedido desde sua colocação até a sua entrega;
reduzir custos de aquisição de materiais.
4)Compra Normal:
Quando o prazo for compatível para obter as melhores condições comerciais e técnicas na aquisição de materiais por meio das etapas do fluxograma de compras.
Compra de Emergência:
Quando a empresa falha na elaboração do planejamento ou no atendimento de necessidade oriunda de problemas operacionais, seguindo um procedimento específico de compra.
5) Verticalização: a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir.
Horizontalização: comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita
6) Possui como objetivo avaliar e qualificar o desempenho dos fornecedores
(potenciais e habituais) de acordo com
critérios de desempenho pré-definidos pelo comprador, bem como manter o registro dessas informações.
7)É um processo contínuo, sendo o primeiro passo para o relacionamento de longo prazo.
A partir da avaliação dos fornecedores estabelece-se:um programa de ações;o estreitamento das relações e o trabalho conjunto. Deve-se estabelecer os limites para aceitação de fornecedores.
8)É o esforço realizado por uma empresa compradora junto aos seus fornecedores, para aumentar o desempenho e a capacidade de fornecimento, a fim de atender as suas necessidades de suprimento de curto a longo prazo.
Foco em resultados orientados pelo comprador:
Comprador promove mudanças técnicas necessárias no processo de manufatura do fornecedor.
Foco em resultados orientados pelo desenvolvimento:
Comprador e fornecedor discutem e decidem as mudanças necessárias.
9)O fornecedor é responsável pela garantia da qualidade que dará satisfação ao comprador, sendo também responsável pela apresentação dos dados necessários, quando requisitados pelo comprador.
Fornecedor e comprador devem sempre conduzir de maneira eficaz as atividades de controle dos negócios tais como pedido, planejamento de produção e estoque,
trabalho administrativo e sistema, de tal maneira que o relacionamento
deles seja mantido numa base amigável e satisfatória.
Fornecedor e comprador, devem estabelecer no contrato os sistemas e procedimentos através dos quais podem atingir acordo amigável de disputas, sempre que qualquer problema ocorrer.
10)É a capacidade que uma experiência ou qualquer outro fator tenha para satisfazer uma necessidade, resolver um problema ou fornecer benefícios a alguém. O produto final de serviços é sempre um sentimento, portanto os clientes ficam satisfeitos, ou não, conforme suas expectativas. Desta forma a qualidade do serviço é percebida de forma diferente por cada pessoa
11) Em serviços, a avaliação da qualidade ocorre ao longo do processo de prestação do serviço. Cada contato com o cliente representa um “momento da verdade”, uma oportunidade de satisfazer o cliente, ou não.
12) CONFIABILIDADE:
Significa um serviço cumprido no prazo, sem modificações e sem erros.
RESPONSABILIDADE:
É a disposição para auxiliar o cliente e fornecer o serviço sem esperas (filas). Se ocorrer falha na prestação do serviço, a responsabilidade abrange a capacidade para recuperá-la rapidamente e com profissionalismo.
SEGURANÇA:
Essa dimensão inclui a competência para realizar o serviço, a cortesia, o respeito e a confiança transmitida, a comunicação efetiva com o cliente e a idéia de que o funcionário está realmente interessado no melhor para este.
EMPATIA:
Significa demonstrar atenção e interesse personalizado aos clientes. Inclui as seguintes características: receptividade, sensibilidade e capacidade de um funcionário entender as necessidades dos clientes.
ASPECTOS TANGÍVEIS:
Se refere à aparência das instalações físicas, limpeza, equipamentos, pessoal e materiais para comunicação. Essa dimensão de avaliação também pode estender-se à conduta de outros clientes, como por exemplo o barulho de um hóspede no quarto ao lado em um hotel.
13)Análise do pacote de serviços - Como cada componente do pacote de serviços pode contribuir para a avaliação do cliente?
Análise do ciclo do serviço - Analisar as etapas sob a ótica do cliente.
Análise dos momentos da verdade - Projetar os momentos da verdade visando atender/superar as expectativas dos clientes.
14)Coordenação entre marketing e operações.
Formação de expectativas coerentes - não formar expectativas mais altas do que a operação pode alcançar.
Comunicação durante o processo de serviço.
...