Trabalho Unisul Log
Trabalho Universitário: Trabalho Unisul Log. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aparecidopant • 11/8/2014 • 2.166 Palavras (9 Páginas) • 635 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Criatividade e Inovação
Curso: Administração IV
Professor (a): TATIANA MARCELA ROTTA
Nome do estudante: ADÃO APARECIDO DA SILVA
Data: 05-08-2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Em nossa unidade de aprendizagem estudamos o processo de inovação empresarial e os tipos de inovação. Para tratarmos desse assunto, leia com atenção o texto a seguir o estudo de caso da Unilever, o qual trata da temática inovação empresarial.
CASE: Unilever
A maioria dos negócios não sobrevive além de períodos curtos. No entanto, algumas das maiores e mais bem sucedidas empresas da atualidade têm sua origem na revolução industrial. Superaram as inevitáveis tormentas periodicamente provocadas por fatores ambientais fora do seu controle e as também inevitáveis pressões internas decorrentes da expansão do negócio. Sua longevidade resultou de uma aliança de empreendedorismo e administração eficaz com a disposição para a inovação, para a constante transformação empresarial e para a competência na gestão de marcas. Este estudo de caso dá uma visão dos ambientes em que ocorreram as continuadas mudanças organizacionais da Unilever, aponta para alguns fatores que permitiram o êxito nessas mudanças e dá ênfase ao papel da gestão de marcas nesse processo. Embora discuta o Grupo como um todo, ressalta, com exemplos e um capítulo especial, o impacto da transformação no que, hoje, é a Unilever Brasil Ltda. Conheça, então, um pouco da sua História.
Histórico da Unilever
O Grupo Unilever foi constituído em 1929 pela fusão de empresas britânicas e holandesas. Desde então, viveu uma continuada evolução e expansão, transformando-se em um negócio genuinamente multinacional.
No Brasil, com o nome de Sociedade Anônima Irmãos Lever, a empresa chegou no dia 4 de outubro de 1929.
Além da expansão geográfica, que a trouxe, além do Brasil, para outros países da América Latina, a Unilever cresceu com a atuação em novas categorias de produtos de consumo e, em várias categorias, com produtos desenhados para uso institucional (B2B). A longa lista de produtos veio a incluir de sorvetes a cosméticos, de alimentos congelados a produtos químicos, papel e plásticos, de cremes dentais a sopas, molhos e temperos, de amido de milho a atomatados.
Parte dessa expansão foi conseguida com a introdução de novas marcas. Na trilha aberta por seus fundadores, muitas dessas marcas se diferenciavam por inovações de desempenho; outras, por inovações no plano do intangível - das emoções, do simbólico, da oportunidade de auto-expressão. Para citar exemplos pertinentes ao Brasil, em 1953, com Rinso, a Unilever introduziu os lares brasileiros ao uso do sabão em pó, uma forma de lavar menos trabalhosa do que o sabão em barra - e adequada para as novas máquinas de lavar roupa; em 1957, ao detergente sintético em pó, com OMO; em 1970, à margarina cremosa, com Doriana; em 1995, ao chá gelado, com o Lipton Ice Tea (a Unilever tinha trazido o chá Lipton tradicional em 1978). O sabonete, uma evolução para uso pessoal do sabão, mas que ainda era muito utilizado para o banho, em 1932, ganhou naquele ano um diferencial no plano das emoções quando a Unilever lançou aqui "o sabonete das estrelas", primeiro com a marca Lever e só depois com Lux, antes registrado no Brasil por outra empresa. Na Argentina e no Brasil, a empresa inovou tornando popular um produto originalmente restrito, o suco de soja, com a marca AdeS.
Outra parte da vigorosa e continuada expansão foi conseguida com a aquisição de empresas com marcas fortes, já estabelecidas em alguma categoria de produto - ou em mercados - que a Unilever pretendia conquistar. Assim, no final do século XX, a Unilever acumulava cerca de 1.600 marcas diferentes, num número enorme de categorias de produto.
Nesse processo, mudanças ambientais impactaram a Unilever:
Nas últimas décadas, o ambiente mudara, e aceleradamente. Houve um surto de empreendedorismo, a permeabilização das fronteiras, a formação de uniões continentais, como a União Européia e a NAFTA, a globalização. É o "Mundo Plano", de Thomas Friedman.
Diante disso, as decisões que a Unilever tomou a partir de 2000 envolveram a missão empresarial, a gestão do seu complexo de marcas e a estrutura corporativa.
Sua primeira decisão foi a de simplificar e racionalizar o complexo de marcas do Grupo, reduzindo-o em 75% para cerca de 400.
Por outro lado, as que se mantiveram passaram por um processo radical de inovação.
Um bom exemplo disso seria o Dove. Nascida como um sabonete que continha um quarto de creme hidratante, Dove estendeu-se para uma longa linha de produtos ligados, no desempenho, à hidratação, um benefício bastante universal; e, no lado dos intangíveis, ao reconhecimento de que a beleza vem em muitas formas e tamanhos - não é só o que uma pessoa parece, mas como ela se sente.
Da mesma forma, a missão da Unilever passou a ser definida como "acrescentar vitalidade à vida". Diz um documento do Grupo: "Nós satisfazemos as necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas que ajudam as pessoas a parecer bem, sentir-se bem e obter o melhor da vida. Vitalidade significa coisas diferentes para diferentes pessoas. Alguns as vêem como energia, outras, mais amplamente, como um estado saudável de corpo e mente - sentir-se vivo. Qualquer que seja a definição de vitalidade, milhões de pessoas usam nossos produtos diariamente para acrescentar vitalidade às suas vidas". O documento exemplifica a vitalidade num sorriso brilhante, num lar limpo, ou numa refeição saudável e apetitosa.
Importante, o documento estende a missão de vitalidade para definir os valores da empresa, como o que a faz diferente,
...