Trabalho de Estratégia - Urban Outfitters
Por: Ana Brinca • 2/6/2020 • Trabalho acadêmico • 2.091 Palavras (9 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Estratégia
[pic 3]
Professor José Luís Vaz Silva
Lisboa, 10 de maio de 2020
Realizado por:
Ana Carolina Batista Nº50039384
Ana Brinca Nº50039146
Ana Sofia Martins Nº50039018
Joana Henriques Nº50039273
[pic 4]
Índice
Resumo 1
Introdução 1
A marca 1
Investir em Portugal 2
Benefícios Fiscais 3
Concorrência 4
Público Alvo 4
Estudo do mercado 4
Localização 5
Divulgação 6
Os 5 Forças de Porter 6
Análise SWOT 7
Custos do projeto 7
Conclusão 8
Webgrafia 8
Resumo[pic 5]
Este trabalho analisa a possibilidade de implementar uma loja da marca Urban Outfitters em Portugal, através do estudo do mercado e da marca. É também apresentada uma análise SWOT e as 5 forças de Porter que vêm mostrar a viabilidade deste projeto.
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Estratégia do 2º ano do curso de Gestão da Universidade Europeia, lecionada pelo professor Luís Vaz Silva, foi proposta a realização de um plano de estratégia para internacionalizar uma marca.
Após a análise dos mercados estrangeiros e português e de acordo com os interesses do grupo, concluímos que, uma das melhores marcas para introduzir no mercado português seria a Urban Outfitters. Dado que é uma empresa que tem como foco a satisfação do cliente não deixando de se preocupar com os seus fornecedores, colaboradores e com o meio ambiente. A Urban Outfitters está presente no mercado há 50 anos e destina-se principalmente a adolescentes e jovens adultos.
Tendo em conta as várias características da empresa e também a procura significativa por parte dos consumidores portugueses, concluímos que, implementar uma loja em espaço físico em Portugal terá bastante viabilidade.
A marca
A Urban Outffiters é uma marca da indústria do retalho que se encontra presente em 14 países e que detém cerca de 240 lojas mundialmente, empregando mais de 6 200 pessoas. Esta marca pretende projetar ao cliente um estilo de vida que o inspire através de “uma combinação única de produto, criatividade e entendimento cultural”.
A marca foi criada em 1970 com o nome Free People por três estudantes da Universidade da Pensilvânia (Richard Hayne, Judy Wicks e Scott Belair) como um projeto de empreendedorismo. Seis anos mais tarde a marca foi lançada e o seu nome foi alterado para Urban Outffiters.[pic 6]
A Urban Outffiters proporciona aos seus clientes uma vasta linha de roupas, acessórios, calçado, produtos de cosmética, e mais recentemente artigos para o lar e tecnologia através das suas lojas, website e aplicação. Desde a sua criação pretende ser um local para indivíduos criativos e criar espaços comunitários, ambição que se mantém até aos dias de hoje.
Em 2018, atingiu uma receita de aproximadamente 4 bilhões de dólares, tendo esta aumentado 9,3% face ao ano anterior. Do valor total da receita, 91% deve-se ao segmento do retalho e 9% ao segmento do comércio por grosso.
A Urban Outfitters é uma das marcas pertencentes ao portefólio do grupo URBN, do qual fazem também parte a Anthropologie, Free People, Menus & Venues e Nuuly. A URBN está cotada em bolsa.
Investir em Portugal
Portugal possui vantagens competitivas em relação a muitos países, tais como, a sua localização geográfica na ponta do continente europeu e um vasto espaço marítimo que abre muitas portas para diversos mercados internacionais. Possui das melhores infraestruturas, tanto marítimas, aéreas e terrestres, tendo ficado em 2017 na 15º posição a nível mundial. O mercado português é muito atrativo uma vez que é um estado membro da UE e pertence à zona Euro, o que significa liberdade no comércio, inexistência de barreiras aduaneiras, livre circulação de pessoas e bens, por exemplo.
Segundo o estudo do Institute for Management Development (IMD), que analisa a capacidade de 63 países em desenvolver, atrair e reter talento, Portugal encontrava-se na 17º posição em 2018.
Muitas das melhores empresas mundiais nomeiam Portugal como o país de eleição para expandir ou criar as suas empresas e temos casos de verdadeiro sucesso.[pic 7]
Por fim, a qualidade de vida destaca-se em relação a outros países, pois é uns dos países mais seguros com boas infraestruturas culturais e de lazer e cuidados de saúde de alta qualidade.
Atualmente, investir em Portugal tornou-se numa verdadeira aposta entre os investidores, visto que nos últimos 10 anos os investimentos concretizados focaram-se na qualificação de recursos humanos, tecnologia e infraestruturas o que proporcionou novas oportunidades em investir ou desenvolver novos negócios.
Benefícios Fiscais
Investir em Portugal oferece aos investidores vários benefícios fiscais, tais como, isenção ou redução de IMI, IMT e Imposto do Selo.
Também é importante de referir os incentivos existentes tanto para pessoas singulares como para pessoas coletivas que visam a captação de investimento, criação de empresa e a capitalização das empresas de modo a favorecer o crescimento económico.
Relativamente aos incentivos fiscais direcionados para as pessoas coletivas (empresas) estas podem usufruir dos seguintes benefícios:
- Benefícios contratuais ao investimento produtivo;
- Regime fiscal de apoio ao investimento (RFAI);
- Sistema de incentivos fiscais em investigação e desenvolvimento empresarial (SIFIDE II);
- Dedução por lucros retidos e reinvestidos (DLRR);
- Instalação de empresas em territórios do interior.
- Regime fiscal dos residentes não habituais (aplicável também ao programa Golden Visa Portugal);
Concorrência[pic 8]
A Urban Outfitters uma vez instalada em Portugal irá deparar-se com um nível de concorrência bastante elevado. Numa perspetiva global, olhando para todas as áreas, a marca que mais se assemelha à UO é a H&M. A H&M tem um conceito idêntico, uma vez que fornece aos seus consumidores produtos de moda, decoração e beleza, todavia a UO consegue destacar-se pelo facto de vender produtos eletrónicos e segundo a Forbes foi a loja que vendeu mais LPs em 2014.
...