Transporte Marítimo
Artigo: Transporte Marítimo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: magno164 • 19/8/2013 • 4.154 Palavras (17 Páginas) • 663 Visualizações
Tema.: Transporte Marítimo Visão Geral.
Resumo
O transporte marítimo é de extrema importância para a economia mundial, e obviamente para a economia brasileira. Aproximadamente 95% do comércio exterior brasileiro são realizados por via marítima, este reflexo é nada mais lógico que os números favoráveis apresentados pelos portos brasileiros em 2003 e 2004, são um exemplo da evolução deste contexto. O presente trabalho tem por objetivo medir a eficiência relativa das operações dos terminais de contêineres do MERCOSUL nos anos de 2002, 2003 e 2004, utilizando a técnica Data Envelopment Analysis (DEA) no modelo BCC, com cinco inputs (número de guindastes, número de berços, número de funcionários, área do terminal, número de equipamentos de pátio) e dois outputs (quantidade de TEU (do inglês, twenty foot equivalent unit) movimentados e a média de movimentação de contêineres por hora por navio). As unidades de análise são 15 terminais de contêineres brasileiros, seis terminais argentinos e dois uruguaios. Com a análise
Podemos observar que mais de 60% dos terminais foram eficientes nos três anos e na análise de benchmarking, os terminais de Zarate, Rio Cubatão e Teconvi foram os que mais serviram de referência para os terminais ineficientes.
Palavras-chave: DEA, Terminais de Contêineres, Portos.
Introdução
O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros (Chorão, 2003, p. 647).
Com o desenvolvimento da industria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda assim é eficaz para curtas viagens ou passeios de lazer, Os navios já há muito que são utilizados para efeitos militares, tanto para formação, invasões, bombardeamentos, transporte de armamento e recursos como por exemplo os Porta-aviões.
Fonte: Esquadra da Marinha do Brasil, 2008.
O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas desde químicos, combustíveis, alimentos, areias, cereais, minérios a automóveis e por ai adiante. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contentores etc. Um dos meios de empacotamento de carga mais utilizados e que mais contribuiu para o desenvolvimento do transporte marítimo desde a década de 1960 é o uso de contentores. Existentes em tamanhos padronizados permitem o transporte de carga de uma forma eficiente e segura, facilitando o transporte e arrumação da carga dentro dos navios. Existem softwares especializados para o carregamento de contentores, divulgando informação sobre como e de que forma dispor a carga dentro dos contentores, optimizando espaço e cumprindo regras de transporte, por exemplo cargas leves em cima de cargas pesadas.
A navegação marítima nas épocas antiga, medieval e moderna , foi o mais importante meio de difusão comercial e cultural. Foi pelo mar que os portugueses descobriram novos mundos, que os vikings fizeram as suas conquistas e muito mais. A história do barco é tão antiga quase como a do homem, antes de trabalhar a pedra o homem descobre que um tronco suficientemente grande é capaz de o fazer flutuar, depois com o evoluir da civilização, quem sabe cem, mil ou cem mil anos depois vai aprendendo maneiras de mudar a forma desse tronco tornando-o mais estável e melhor, chegando mais tarde a barcos e caravelas (Gomes, 2004).
Fonte: Museu de Lisboa, 1988
Têm-se verificado inúmeras alterações nesta área desde a idade média, onde os navegadores mediam a altura do sol pela estrela polar usando o astrolábio até aos dia de hoje onde existem já avançadas tecnologias, como GPS ou Radar, e infra-estruturas avançadas, como os portos ou canais de transporte. Um dos canais naturais mais longos e importantes para a travessia entre os oceanos Atlântico e Pacifico é o Estreito de Magalhães, descoberto em 1520 por Fernão de Magalhães, mas com a evolução da industria e exigências cada vez maiores pelo mercado são necessárias infra-estruturas cada vez mais sofisticadas, por exemplo os portos, como a construção de canais e diques para a uma mais rápida travessia de navios, um desses exemplos é o Canal do Panamá.
Canal do Panamá – fonte Wikipédia - 1979
O Canal do Panamá é talvez dos canais de ligação entre oceanos mais importante, liga através de 82 km de extensão os oceanos Pacifico e Atlântico. Foi inaugurado a 15 de Agosto de 1914 e representou um triunfo estratégico e militar importantíssimos para os Estados unidos, visto que serviu de apoio á primeira guerra mundial. Revolucionou ainda os padrões do transporte marítimo até então utilizados e serve agora como uma das principais ligações marítimas entre Nova York e Califórnia, outrora feita pelo Estreito de Magalhães que era uma rota longa e perigosa.
O transporte marítimo tem grande importância nas trocas comerciais entre os países. A maior parte do comércio internacional de mercadorias é feita por via marítima. Em Portugal, cerca de 80% do comércio internacional de mercadorias é feito por via marítima. A esta utilização do transporte marítimo não é alheia à localização geográfica do nosso país. Este meio de transporte revela-se vantajoso no tráfego de mercadorias pesadas e volumosas, a longas distâncias, com preços relativamente econômicos, revelando-se muitas vezes o único possível quando se trata de trajeto intercontinental.
O transporte marítimo desempenha um papel importante na ligação das ilhas ao continente, e em cruzeiros (viagens turísticas/ hotéis flutuantes) Portos: Lisboa e Funchal.
Os transportes marítimos têm sofrido grandes revelações tecnológicas, que se traduziram no aumento da velocidade, comodidade, dimensão e capacidade dos navios e de uma maior especialização, o que permitiu diminuir os custos de transporte a grandes distâncias. A intensificação das trocas levou a um aumento da capacidade dos navios e a sua especialização (petroleiros, carvoeiros, mineraleiros, cerealíferos, portas-contentor, etc.) torna-o cada vez mais atrativo, pois he confere a possibilidade de transportar várias mercadorias, em boas condições de acondicionamento. Oferece maior segurança no transporte e maior rapidez nas operações de carga e descarga.
Todas estas transformações que se registraram nos navios exigiram uma à reestruturação dos portos, que tiveram de se modernizar e especializar – portos petroleiros, mineraleiros, portas-contentor.
Assistiu-se,
...