Técnicas De Negociação
Pesquisas Acadêmicas: Técnicas De Negociação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dinoboy • 30/9/2013 • 3.461 Palavras (14 Páginas) • 430 Visualizações
Anhanguera Educacional – Uniderp
Unidade São Caetano do Sul – II
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Adriana Martorelli Di Genova dos Santos 7308554558
Alessandra Silva do Espírito Santo 7197541899
Aline Camargo Gimenez Gaffo 7160515185
Fernanda de Vasconcellos Moura 6931526017
Kelly Pinheiro Martorelli 7119507158
Neice Simone de Aguiar 6987533259
Rosana Aparecida Monteiro Marques 7162526779
Profa. Ma. Karem Grubert Rojas
São Caetano do Sul, 22 de abril de 2013.
Roteiro de preparação para negociações salariais
Todos os dias milhares de chefes são abordados pelos profissionais com que trabalham para tratar de um mesmo assunto: a negociação salarial. No entanto, muitas vezes os indivíduos somente por não levarem esta reunião da forma mais adequada perdem boas oportunidades. Ou seja, é necessário conhecer maneira corretas e apropriadas de manifestar o interesse de um aumento salarial para que as chances de sucesso sejam maximizadas.
Primeiramente, é importante ter a consciência de que esse aumento é apenas uma forma de recompensar o bom trabalho que vem sendo feito ao longo de um determinado tempo na empresa em que se trabalha. Empreender o pedido de um aumento salarial com a consciência de que a empresa esteja fazendo um favor pode não ser um indício de bons resultados.
Dessa forma, aquele que pretende propor uma negociação salarial deve ter feito uma autoavaliação sincera a respeito da forma que vem contribuindo para a empresa e, além disso, deve também antes de qualquer coisa conhecer quais são as políticas de planos salariais e de cargos da empresa em que se trabalha. Dessa forma, reconhecendo estes itens é possível se preparar melhor e traçar objetivos condizentes com a realidade apresentada.
Estando pronto para o momento de negociar, o funcionário deve saber reconhecer as melhores formas de fazê-lo. A primeira coisa que deve ser feita é a escolha de um momento bom, em que o clima da organização seja favorável a concessões salariais da parte dos empregadores. Feito isso, é preciso se preparar para o dia escolhido.
Neste dia, é necessário estar com espírito de espírito elevado, causando uma impressão saudável na pessoa com que se pretende conversar, além disso, esta boa impressão pode ser corroborada encontrando formas de tornar a aparência apresentada agradável. Isso mostra como os interesses do funcionário são válidos e como ele valoriza aquele momento.
Estando preparado, então chega o momento ideal. Na hora de apresentar os interesses de negociação salarial para a pessoa apropriada, é interessante que não se criem rodeios e sejam dados argumentos sem que os objetivos destes existirem sejam deixados claros anteriormente. Dessa forma, a motivação para a negociação se torna mais confiável. Com isso podem então ser especificados os motivos para os quais aquela negociação seja tratada. Expondo os argumentos de forma clara e objetiva e se portando educadamente.
Os argumentos utilizados devem elucidar como o trabalho desenvolvido na empresa é favorável ao crescimento e qualidade da mesma. Dessa forma, neste momento, o requerente deve apontar quais foram as participações em que seu trabalho se demonstrou insubstituível e valoroso. Pode ser interessante também, acrescentar dados concretos e numéricos a respeito dos bons resultados obtidos. Os argumentos devem, de modo geral, agregar valor ao trabalho desempenhado e indicar que o salário atual talvez não seja suficiente para pagar algo tão valioso.
Propondo então que todos estes temas tenham sido levados em consideração chega o momento em que o chefe deve dar a resposta apropriada e em cheguem em um acordo a respeito de tudo aquilo que foi tratado. É necessário então que o funcionário assuma uma posição ética, tolerante e profissional. Estar preparado para receber uma resposta negativa é fundamental para que o bom convívio seja mantido. Muitas vezes a resposta negativa inicial pode ser reavaliada, e a conversa tenha siso útil de fato.
Não são todos aqueles que estão preparados para ouvir respostas negativas, já que o processo de negociação requisição foi alvo de empenho e preocupação de funcionário ideal, além é claro, do bom trabalho que este vem desempenhando ser feito com propósitos financeiros. Estar bem preparado para uma resposta com este teor passa a não serem questões de escolha, e sim a manifestação de uma postura ética e profissional consciente da realidade que é apresentada. Só estando bem preparado é que será possível reagir de forma satisfatória para não só as respostas negativas, mas também as positivas, na medida em que o funcionário não se assoberbe com o aumento concedido, já que considerou falhar neste processo.
Qualquer reação manifestada deve estar completamente baseada em um posicionamento profissional impecável, pautado em princípios morais e éticos bem definidos. Mantendo a educação e agradecendo o tempo e atenção concedidos naquele momento. Caso a resposta seja negativa, é importante que o funcionário tenha os motivos de concessão de aumento bastante claro em sua mente, planejando assim formas de superar os pontos falhos na medida em que o tempo passe. Dessa forma, é fundamental perguntar quais são as causas do não.
Caso seja interessante para o requerente, podem ser apresentadas alternativas de recompensação que não sejam monetárias e sim baseadas nos benefícios ou nas condições de trabalho que este possui. Finalmente, ao lidar com uma resposta negativa, é preciso deixar claro que não houve qualquer tipo de frustração que venha a comprometer o trabalho a ser desenvolvido futuramente, ou seja, o funcionário não deve pretender se vingar da negação obtida. Ainda, pelo contrário, pode ser negociada a reunião para dali alguns meses acontecer a repetição desta conversa, apresentando na outra vez as melhoras em seu desempenho e assim indicando como continua a ser merecedor
...